
O Atendimento Integrado em NR 07 e NR 09, além de auxiliar as empresas no cumprimento da Legislação Trabalhista, possibilita a implementação de forma integrada dos programas: PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR-9) e PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-7).
PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Conjunto de ações visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, desenvolvido para antecipar, reconhecer, avaliar e controlar e/ou neutralizar, de forma gradativa e sistemática, os perigos e os riscos existentes no ambiente de trabalho, buscando atender às exigências da Norma Regulamentadora Nº 9 (NR-9) e propondo ações de melhoria nesses ambientes.
No Brasil, a legislação do trabalho obriga todas as empresas a implementar o PPRA, além de manter um documento-base de registro dessas ações, que incluem: identificação dos perigos; planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; estratégia e metodologia de ação; forma do registro, manutenção e divulgação dos dados e periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.
Para sua implantação, é elaborado um documento que segue todos os critérios legais estabelecidos pela NR-09, direcionando para o gerenciamento de medidas de correção e adequação do ambiente de trabalho da empresa. A empresa ainda conta com o acompanhamento de profissionais de segurança do trabalho do SESI durante a implantação das ações do PPRA.
PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Estabelecido pela Norma Regulamentadora Nº 7 (NR-7), contempla ações que visam a promoção da saúde e a prevenção de doenças ou agravos à saúde do trabalhador. Envolve as iniciativas voltadas à proteção da saúde e a qualidade de vida do trabalhador, de forma articulada ao PPRA, para promover um ambiente e processo de trabalho seguro e saudável, além de favorecer a melhoria da produtividade. Prevê também a realização dos exames médicos ocupacionais obrigatórios para todos os trabalhadores: admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional.
O médico do trabalho responsável pela coordenação do programa, acompanha o cumprimento das ações, bem como monitora os acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, assegurando a guarda dos registros individuais e apresentando os resultados coletivos no Relatório Anual do PCMSO
O programa permite ainda a avaliação do perfil epidemiológico dos trabalhadores, considerando as variáveis demográficas, a análise dos exames clínicos, laboratoriais e complementares, além dos riscos a que estão expostos no ambiente de trabalho. Após análise desses dados, são feitas sugestões e recomendações para promoção da saúde e solução dos problemas identificados.
Após avaliação do perfil dos funcionários da empresa, serão levantados temas para sensibilizar os empregados e empregadores através de Palestras educativas em saúde, conforme previsto no programa.