Sistema FIEB | SESI

educação para a indústria

Quer Ajuda?

Quem é você?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual seu interesse?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual sua necessidade?

Educação Corporativa

Investir na educação corporativa é investir no crescimento e na competitivdade de sua empresa. 

Conheça abaixo as soluções customizadas que o SESI desenvolve. 

   
SOLUÇÕES SESI EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Programa de Educação Corporativa

Entenda como o SESI pode ajudar sua empresa:

Na primeira etapa, o SESI elabora um diagnóstico da empresa através da análise de documentos e entrevistas. A partir desse diagnóstico são definidos os objetivos, indicadores, políticas do programa, arquitetura das trilhas e as trilhas de desenvolvimento.  

Numa segunda etapa o SESI realiza a gestão do programa junto a empresa, orienta as lideranças para adesão ao programa e para a avaliação do comportamento dos trabalhadores, realiza as capacitações previstas na(s) trilha(s), podendo ainda contar com a parceria do SENAI e/ou do IEL conforme escopo dos cursos contratados. E na terceira etapa, que ocorre em paralelo a segunda, é realizado o monitoramento e avaliação do programa, visando a melhoria contínua. A avaliação das trilhas de desenvolvimento é realizada por meio de formulários customizados e possui 2 focos:

1. Avaliação de aplicação / comportamento: este é o momento de medir quanto foi apreendido e posto em prática pelos trabalhadores da empresa.

2. Avaliação de mudanças organizacionais: analisa o impacto do Programa nos resultados definidos previamente pela empresa, a exemplo de aumento da produtividade, melhoria do clima organizacional, entre outros.

 

Desta forma, o SESI busca a otimização dos recursos da empresa que estão alocados em ações de treinamento, promovendo assim maior desenvolvimento e competitividade para a indústria.

Conheça mais sobre o Programa:

Desenvolver os trabalhadores de uma empresa é um desafio constante, que requer o acompanhamento de mudanças na gestão das empresas e das exigências do mercado. Desde a revolução industrial, o foco das empresas se mantém, quase em sua totalidade, no treinamento operacional, feito através de ações pontuais, para a realização de atividades específicas e objetivando a certificação.  A partir do avanço da gestão por competências, que as áreas de recursos humanos, com o apoio de outras áreas da empresa, passaram a realizar o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) para compor uma grade de treinamento anual, motivando assim novas competências entre seu quadro de profissionais.  A partir da década de 90, outra evolução no cenário das empresas: a criação dos programas de educação corporativa, compostos por trilhas de desenvolvimento e tendo como norteadores os desafios estratégicos das organizações.

 

As trilhas de desenvolvimento ou aprendizagem são organizadas em sequência. Elas levam em conta o percurso formativo necessário para cada trabalhador e atua com diferentes abordagens. As trilhas reúnem objetivos de aprendizagem e objetivos organizacionais.

O programa de educação corporativa é composto por trilhas que englobam competências organizacionais, técnicas e temáticas. Uma vez definido, deve ser revisado com a mesma frequência dos desafios estratégicos da empresa que são os norteadores do programa.

Os indicadores de um programa de educação corporativa estão para além dos indicadores clássicos de recursos humanos (como por exemplo as horas de treinamento). Quando o RH age de forma estratégica, ele avalia o quanto tempo que cada trabalhador levou para a prática o aprendizado obtido, ou seja, se houve mudança de comportamento e se esses novos comportamentos impactaram nas metas de negócio da empresa.

Venha fazer parte do seleto grupo de empresas que já avançou para atuação estratégica de recursos humanos! Agende uma visita e deixe o SESI ajudar sua empresa!

Programa Anual de Treinamento

Para as empresas que realizaram o seu levantamento das necessidades de treinamento e já identificaram suas demandas para cursos internos, o SESI realiza todo o processo de gestão dos cursos: organização do calendário, controle de frequência, gestão dos indicadores; além de realizar os cursos previstos na programação, podendo contar com o SENAI – para cursos técnicos – e/ou com o IEL – para cursos com foco em gestão. 

O SESI opera ainda com um programa customizado quanto aos conteúdos e carga horária as ações educativas.  Toda a solução que a empresa precisa para seu programa de treinamento, em um único contrato e com a visão de quem conhece a indústria.

Agende uma visita e deixe o SESI ajudar sua empresa!

Cursos customizados

Se sua empresa precisa de uma solução educacional nos temas de educação básica; desenvolvimento organizacional – com destaque para questões comportamentais e idiomas, LIBRAS; inclusão digital; promoção da saúde e qualidade de vida; segurança e saúde no trabalho e/ou sustentabilidade, o SESI tem o que você procura.

Considerando as demandas da indústria, o SESI customiza os cursos conforme conteúdo, carga horária, formato e linguagem adequada a realidade da empresa e dos trabalhadores.

Agende uma visita e deixe o SESI ajudar sua empresa!

Programa de capacitação em NRs

Muitas normas regulamentadoras exigem que a empresa realize periodicamente capacitação de seus profissionais. O SESI orienta quais cursos são necessários, levando em conta a natureza de cada empresa; realiza as capacitações – podendo haver parceria com o SENAI – e faz a gestão da periodicidade dos cursos, apoiando a empresa na manutenção da regularidade.

Agende uma visita e deixe o SESI ajudar sua empresa!

Ações educativas para SIPATs

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma obrigatoriedade para as empresas no Brasil e deve ser organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em conjunto com o SESMT (quando houver), conforme previsto na Norma Regulamentadora Nº 05.

O SESI apoia a empresa na identificação dos temas mais prioritários para que a SIPAT cumpra seus objetivos, além de realizar as palestras e outras ações educativas, de forma a dinamizar o aprendizado e estimular a participação do quadro de profissionais.

A promoção da saúde dos trabalhadores é fundamental para uma indústria saudável. Pensando nisso, o SESI organiza, além de SIPATs, as semanas educativas, abordando assuntos específicos à necessidade da indústria.

Entre em contato com a unidade SESI mais próxima e saiba mais sobre o serviço!

 

 

 

Qualificação de candidatos

Realizar capacitações dos trabalhadores antes de ingressarem na empresa tem sido uma prática crescente para organizações que visam uma maior efetividade dos recursos investidos em educação. Capacitar em competências essenciais, antes da contratação, permite ao trabalhador iniciar as atividades estando apto para contribuir com a produtividade da empresa.

Qualificação de candidatos é o programa de educação corporativa focado nos profissionais em fase de contratação. Com base no perfil requerido pela da empresa e considerando a disponibilidade de tempo e recursos, é estruturada uma trilha de desenvolvimento* operacional, com conteúdos que podem incluir comunicação escrita; matemática e lógica; inclusão digital; 5S; postura profissional, segurança do trabalho, entre outros.

O SESI customiza toda a solução com foco no crescimento da empresa!

Agende uma visita e deixe o SESI ajudar sua empresa!

(*) processo formativo composto por cursos ordenados em um percurso de aprendizagem.

Formulário
Deixe o SESI ajudar você. Preencha os campos abaixo e um dos nossos consultores entrará em contato com sua empresa.