Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

Parceria entre Belgo Bekaert e SESI reduz absenteísmo na indústria

Editoral: SST

Os resultados foram apresentados durante a Jornada Regional ABQV – SESI-BA 2016, realizada no dia 6 de maio, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, em Salvador.

A médica do Trabalho da Bekaert, Maridélia Coelho Sampaio, e a promotora de saúde do SESI na Belgo, Tatiane Almeida chegaram a este resultado com base na análise dos afastamentos do trabalho causados por lombalgia.  Elas acompanharam durante um ano os trabalhadores que participavam do projeto FlexiBelgo, que consiste em promover  intervalos de 15 minutos para realização de exercícios de alongamento nas atividades de ginástica na empresa.

Além do pacto no absenteísmo, com a redução das faltas ao trabalho, o projeto também foi premiado pela matriz, reunião anual da Belgo Brasil, no ano passado, como iniciativa de excelência. “O projeto deu tão certo que estamos partindo para uma terceira edição”, revela a médica. “Quando o SESI apresentou a proposta nós não esperávamos tanta adesão, mas com os resultados constatamos a melhoria da qualidade de vida no ambiente fabril e seu impacto extra muros”, arremata Meridélia.

O sucesso da iniciativa foi comemorada pelo gerente de Vida Saudável do SESI Feira, Ricardo Corrêa. “A Belgo Beakaert é nossa cliente no serviço ginástica na empresa há cinco anos e os resultados alcançados, com redução da dor lombar e do número de atestados por lombalgia, nos anima a levar para outras empresas esta metodologia”, acrescenta.