Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

Treinamento contra o aedes aegypti mobilizou mais de 600 trabalhadores

Editoral: SST

Plano SESI de Enfrentamento da Tríplice Epidemia é um serviço gratuito oferecido pelo SESI Bahia às empresas industriais. O objetivo deste projeto de responsabilidade social do SESI é capacitar trabalhadores e empregadores de indústrias, colaboradores e escolares do Sistema FIEB para serem veículos de multiplicação das práticas de prevenção da dengue, chikungunya e zika. A proposta é formar uma cadeia de combate, envolvendo ambiente de trabalho, escolar e doméstico.


De acordo com Angela Macêdo Magalhães, coordenadora de Promoção da Saúde do SESI Lucaia e idealizadora do Plano SESI, a iniciativa tem tido um índice de satisfação elevado e boa adesão dos participantes. “O nível educacional e estratégico dos multiplicadores enviados pelas empresas tem sido muito bom e isso favorece a troca de informações e a socialização de práticas”, observa.

Ela acrescenta que o treinamento busca instrumentalizar o multiplicador a identificar criadouros e a erradica-los, preparando-os para atuar na empresa, no domicílio e na comunidade. “Grande parte dos focos do mosquito estão no ambiente doméstico, por isso a gente prepara as pessoas a atuarem também no ambiente comunitário”, explica Angela.

Angela detalha que o Plano SESI tem a meta de atingir 400 empresas industriais ainda este ano e 20 unidades do Sistema FIEB. O SESI integra o Conselho Estadual de Saúde e é parceiro técnico da Secretaria de Saúde do Estado nesta ação.

A metodologia prevê o treinamento de até três multiplicadores por estabelecimento, apresentações teatrais, distribuição de material educativo (banners, cartazes e folders),e, nos ambientes escolares, exposição e conversa com o público-alvo.