Quer Ajuda?

Quem é você?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual seu interesse?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual sua necessidade?

Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

Sistema FIEB reforça presença na região sudoeste com inauguração de nova unidade

Editoral:

Com investimentos de R$ 19 milhões, a Unidade Integrada Jorge Lins Freire foi inaugurada nesta quinta-feira, 1º de junho, em Vitória da Conquista, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban. Implantado em uma área de 30 mil metros quadrados, com área construída de 8.562m², o conjunto arquitetônico abriga as unidades do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), onde funcionam o Centro de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI, a Escola SESI Anísio Teixeira e a Escola Técnica do SENAI Fernando Costa D’Almeida, além do escritório do IEL na região.

Com a nova unidade, localizada na Avenida Olívia Flores, nº 3.900, no bairro Universidade, as entidades do Sistema FIEB na região irão ampliar os serviços oferecidos às indústrias, seus trabalhadores e dependentes e também à comunidade. “É uma grande satisfação para o Sistema FIEB poder oferecer à comunidade de Vitória da Conquista estas novas instalações, que permitem ampliar ainda mais a prestação de serviços à indústria e à comunidade”, declarou o presidente da FIEB, Ricardo Alban. 

Ele lembrou que a entrega da unidade da região sudoeste faz parte do compromisso de interiorizar os serviços das entidades que compõem o Sistema FIEB.”Em 2016, nós entregamos as unidades do oeste, em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, também implantamos novas unidades do SESI, IEL e do SENAI, em Feira de Santana, e hoje estamos aqui em Vitória da Conquista para a entrega desta estrutura integrada no município. Amanhã vamos inaugurar a unidade de Ilhéus/Itabuna e, brevemente, em Juazeiro. Este é um resgate do nosso apoio à industrialização destas regiões, em especial, de Vitória da Conquista, que tem uma das mais vigorosas economias do interior do estado”, acrescentou o presidente Alban.

A inauguração contou com a presença do prefeito Herzem Gusmão, de lideranças da indústria e personalidades de Vitória da Conquista, além dos superintendentes do SESI

Bahia, Armando da Costa Neto, do IEL Bahia, Evandro Mazo, e do diretor-geral do SENAI Bahia, Luis Breda. Os ex-presidentes da FIEB, Jorge Lins Freire e Fernando D’Almeida, foram homenageados.Fernando D’Almeida foi representado pelo filho Roberto D’Almeida.Eles deram nome às unidades inauguradas. Em seus discursos, eles registraram a qualidade dos equipamentos oferecidos pelo Sistema FIEB na região. Jorge LIns Freire observou o quanto é positivo, em um momento de pessimismo econômico como o que o país vive atualmente, a implantação de uma estrutura como a que Votória da Conquista estava recebendo.

Com 3.133m² de área construída, o prédio de dois pavimentos do SESI comporta a Escola Anísio Teixeira e Centro de Segurança e Saúde no Trabalho. A escola é dotada de 11 salas de aula e cinco laboratórios – biologia, robótica, informática, física e química – além de estrutura com biblioteca, refeitório, áreas de apoio pedagógico, auditório e quadra escolar poliesportiva. Nela, são oferecidos, além do ensino médio, os programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Educação Continuada.

O ensino médio do SESI, também chamado Ebep, oferece a possibilidade de articulação com cursos técnicos do SENAI (EBEP). A escola iniciou as atividades em 2016 e oferece o 1º e o 2º ano do ensino médio. Para 2018, a expectativa é de um aumento de 121% no número de matriculados. Até 2018, o SESI oferecerá, em toda a Bahia, mais de 5 mil vagas de ensino médio EBEP.

Em educação continuada, o SESI atende no município uma média de 18 mil trabalhadores da indústria por ano. O EJA, por sua vez, que oferece educação a distância para maiores de 18 anos, tem 1.024 estudantes matriculados em 2017.


SESI - Serviços de Segurança e Saúde

O Centro de Segurança e Saúde no Trabalho conta com 12 consultórios médicos, dois odontológicos, área para coleta de material para exames laboratoriais e sala de Raio X. Em 2016, foram quase 11 mil trabalhadores da indústria atendidos e mais de 60 mil exames e consultas realizados. Com a nova unidade, a perspectiva é aumentar o atendimento em 69%.

Em odontologia, a unidade também passa a oferecer, a partir do segundo semestre, atendimento em ortodontia. O SESI também atua com promoção da Qualidade de Vida, com 126 matriculados em atividades esportivas. A oferta de vagas será ampliada em 77% até o final do ano.

O SESI também atua para estimular a competitividade da indústria da região sudoeste, oferecendo serviços em Sustentabilidade e Responsabilidade Social para as empresas, tais como, elaboração de diagnósticos de sustentabilidade e projetos sociais.

 

SENAI - Educação profissional e qualificação de trabalhadores

A estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ocupa área de 2 mil m², com oito salas de aula e cinco laboratórios para atividades práticas de educação  profissional, além de um galpão com 500m² para realização de atividades práticas.

A unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, oferece cursos técnicos – eletrotécnica, eletromecânica, logística, química, segurança no trabalho e redes de computadores –, de aprendizagem industrial, iniciação profissional, aperfeiçoamento e qualificação de trabalhadores. A unidade deve fechar o ano com 6.500 matrículas realizadas.

 

IEL - Desenvolvimento de Carreiras e Empresarial

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) atua na região sudoeste do estado com soluções em Desenvolvimento de Carreiras – Estágio, Seleção de Profissionais, Foco na Carreira e Jovem Aprendiz – e em Desenvolvimento Empresarial – capacitações, soluções em gestão customizadas para empresas e com o Fórum Empresarial, que tem como objetivo debater permanentemente temas relevantes que impactam nas empresas da região e elaborar propostas que contribuam para a melhoria da competitividade.

Por ano, a unidade atende quase dois mil estudantes e profissionais, além de 467 empresas. A estrutura do IEL ocupa área de 475m², com sala de treinamento, local para eventos, além de áreas administrativas e de atendimento ao público.