Quer Ajuda?

Quem é você?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual seu interesse?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual sua necessidade?

Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

39 anos do Polo: Sistema FIEB apoia complexo industrial de Camaçari

Editoral:

No próximo dia 29, o Polo Industrial de Camaçari completa 39 anos de operação. Sendo o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, o Polo vem, ao longo de sua história, ampliando atividades, diversificando os segmentos industriais que abarca e impulsionando o desenvolvimento da Bahia. Com mais de 90 empresas implantadas, contém 35 unidades industriais químicas e petroquímicas, e 23 parceiras só no Complexo Ford. As demais estão nos segmentos de metalurgia do cobre, têxtil, bebidas, celulose, pneus, fertilizantes, energia eólica, bebidas e serviços. 
 
O Sistema FIEB apoia o fortalecimento do Polo de Camaçari em diversas frentes. No âmbito da defesa de interesses da indústria, a Fieb vem atuando em diferentes temas, como em negociações em prol da redução da taxa dos Distritos Industriais, estabelecida pela Lei 13.462/15.A ação de defesa de interesses da FIEB também se desenvolveu no âmbito legislativo, com o posicionamento da indústria sobre projetos de lei que impactam os empreendimentos localizados no Polo de Camaçari.
 
O SENAI-BA oferece estrutura técnica e tecnológica para apoiar a implantação de empresas no Polo. Na chegada de uma nova fábrica a instituição trabalha junto com a empresa desenhando um organograma para a contratação de pessoal, incluindo desde funcionários que vão construir a fábrica, passando por pessoas para a montagem e, depois, para botar a planta em operação. Este serviço foi prestado à Ford, Bridgestone, Monsanto e, mais recentemente, à Basf. O SENAI também oferece programas de formação quando da incorporação de novas tecnologias ou novos processos nas fábricas. 
 
O próprio Cofic tem uma demanda frequente ao SENAI por cursos técnicos, pois há um estímulo à formação de profissionais para as áreas de química e petroquímica, seguindo uma tendência de renovação de quadros do Polo. 
 
A instituição vai inaugurar, em 2018, uma nova unidade em Camaçari, para oferecer um suporte ainda maior ao Polo. No local, que fica entre o Ifba e o Hospital do município, serão oferecidos mais de dez cursos técnicos, com capacidade para atender dois mil alunos/dia. 
 
O empreendimento já teve o processo licitatório aprovado e o contrato para o início das obras já foi assinado. Atualmente, o SENAI já oferece alguns cursos em um espaço cedido pela prefeitura do município. “Com uma unidade própria, maior e com capacidade de ampliação, será uma estrutura mais adequada às demandas das indústrias da região”, afirma o diretor regional do SENAI, Luis Brêda Mascarenhas.
 
 
SESI
 
Já o SESI atua por meio de projetos e eventos de Responsabilidade Social, como o Educação Ambiental Ford, programa se fundamenta em aproximar os alunos das questões ambientais de forma lúdica e prática, a fim de contribuir para que eles tenham uma atitude ecológica mais consciente. Em 2016, foram beneficiados 1450 alunos e 133 professores. Outros projetos:
 
Programa Odontomóvel/ Ford – Ford Motor Company Fund
Com foco nos estudantes da rede pública do município, o programa se fundamenta na utilização de medidas de prevenção e promoção de saúde que interfiram na história natural das doenças bucais, por saber que estas ações podem atuar diretamente na redução da prevalência de problemas bucais.
 
Projeto Rodovia Cidadã/ Concessionária Bahia Norte - Invepar
Voltado para população em vulnerabilidade social, o projeto visou a realização de uma ação social que levou até a Associação de Moradores de Areia Branca o projeto Rodovia Cidadã, serviços nas áreas de saúde, educação, lazer e cidadania. Foram prestados 1.110 atendimentos à comunidade local, entre emissão de carteira de identidade (SAC), atendimento jurídico (TJ-BA), odontológico (SESI Lucaia), aferição de pressão e glicemia, esclarecimentos sobre DST/Aids, vacinação e consulta clínica (posto de saúde do bairro), além de sessões de massoterapia, pintura infantil, educação de trânsito para crianças e inscrições para o programa do SESI Atleta do Futuro.
 
Projeto Conexão Jovem/ Dow Brasil – The Resource Foundation 
O projeto promoveu o desenvolvimento local por meio de um programa de capacitação para jovens com o propósito de atuarem como agentes de transformação local. Com a implantação do Centro Digital de Cidadania em Pasto Fora, as comunidades envolvidas deixam o isolamento em relação ao que acontece fora delas e começam a usufruir das tecnologias e serviços essenciais para a sociedade atual, como a solicitação de documentos ou segunda via de contas de água e luz. Em um local onde muito poucos dispõem de telefone residencial e a comunicação via celular é precária, são os computadores reciclados e a internet que aproximam jovens e tecnologias de comunicação, dando mais qualidade de vida e aumentando suas possibilidades de crescimento profissional e social.
 
Polo de Cidadania 
O projeto é um programa de mobilização social cujo objetivo é a melhoria da qualidade de vida do cidadão. Realizado pela primeira vez em 2008, como parte das comemorações dos 30 anos do complexo industrial de Camaçari.
 
Dia Nacional da Construção Social
Realizada desde o ano de 2007, essa ação está voltada a promover a qualidade de vida dos trabalhadores da Indústria da Construção por meio da educação e da mobilização da cidadania, oferecendo atendimento gratuito ao trabalhador e seus dependentes.
 
 
 
IEL
 
Entre as ações desenvolvidas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para a competitividade das empresas baianas está o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), que prepara micro, pequenas e médias empresas para atender às exigências de grandes empreendimentos implantados no estado, como Deten Química, Cristal e Veracel, denominadas empresas-âncoras.
 
O programa é desenvolvido na Bahia há mais de dez anos. Neste período, mais de 480 empresas fornecedoras de todo o estado já foram atendidas pelo PQF para melhorar a qualidade de gestão, reduzir custos e aumentar as oportunidades de negócios.
 
O PQF é dividido em cinco etapas: definição dos critérios e requisitos técnicos de aquisição (junto à empresa âncora); identificação, sensibilização e seleção de fornecedores locais; desenvolvimento e certificação de fornecedores selecionados; ações de aproximação comercial e de acesso a mercados; e gestão e monitoramento de ações e resultados.
 
As empresas fornecedoras participantes são auxiliadas na implantação de 92 práticas de excelência, distribuídas em 10 critérios. As empresas participantes são certificadas nas categorias Diamante, Rubi e Topázio. 
 
Fórum de Suprimentos
O IEL presta assessoria técnica ao Fórum Empresarial de Suprimentos, que reúne 19 empresas do polo Industrial de Camaçari. O fórum foi criado em 2014 como objetivo de compartilhar boas práticas na gestão de suprimentos e desenvolver ações em parceria para identificar, atrair e preparar fornecedores de bens e serviços de diferentes modalidades.