Quer Ajuda?

Quem é você?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual seu interesse?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual sua necessidade?

Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

Vira Vida comemora a inclusão socioeducativa de mais 222 jovens de Salvador

Editoral:

O Programa Vira Vida acolhe jovens em situação de risco social, oferecendo formação profissional e inserção no mercado como aprendizes. E, em noite de festa, realizada no SESI Retiro, 222 jovens concluíram a primeira fase do processo socioeducativo do Projeto Vira Vida. A formatura reuniu os concluintes de 2016 e 2017, que agora serão encaminhados para o mercado de trabalho como aprendizes e, em paralelo, farão formação no Curso de Aprendizagem Industrial Básica (CAI), no SENAI.
 
Ao todo, a formação dos jovens no Vira Vida dura 28 meses, sendo que nos seis primeiros meses eles participam de uma etapa preparatória mais teórica. Na segunda fase, mais prática, eles recebem a capacitação e têm a oportunidade de conviver em um ambiente de trabalho.
 
Para viabilizar o projeto, o SESI Bahia conta com a parceria de 33 empresas dos segmentos industrial, de serviços e do comércio, que asseguram as vagas de trabalho aos jovens. Do outro lado do processo, o SESI conta com a parceria de órgãos governamentais e organizações sociais, como o Cedeca, Ministério Público e secretarias de Educação.
 
O superintendente do SESI, Armando Neto, que abriu a solenidade de formatura, destacou a importância do Vira Vida pelo que o projeto representa na mudança de perspectiva dos jovens acolhidos, boa parte deles resgatados de situações de risco social.
 
“É uma das iniciativas de impacto social mais importantes que o SESI desenvolve e nossa expectativa é que o Vira Vida sirva de exemplo para os órgãos públicos e para outras organizações . Nós acreditamos que a partir deste projeto podem ser criadas políticas e iniciativas sustentáveis de inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social”, destacou.
 
Parceiros do Sistema Indústria foram homenageados
Parceiros do Sistema Indústria foram homenageados.
 
 
Mas como a noite era de celebração de conquistas, nos discursos e nos depoimentos eram ressaltados a possibilidade de mudança, de reinserção e até mesmo o resgate da capacidade de sonhar graças ao projeto. M., de 17 anos, é um exemplo disso. Até 2016, ela se sentia excluída, tentando superar traumas de infância. Se sentia rejeitada e não conseguia ter amigos e uma vida social. O Vira Vida tirou ela deste universo de isolamento e a resgatou para a vida.
 
“Aqui me senti abraçada, passei a confiar mais em mim e se antes as pessoas diziam que eu não seria capaz de realizar nada, hoje eu consigo, graças ao apoio da equipe e dos colegas, traçar metas para minha vida”, conta a jovem, que cursa o 8º ano e agora projeta seguir em frente e faz planos de cursar faculdade de administração.
 
Marcia Guedes, do Ministério Público Foto: Gilberto Júnior/Coperphoto/Sistema FIEB
Marcia Guedes, do Ministério Público Foto: Gilberto Júnior/Coperphoto/Sistema FIEB
 
 
Participaram da solenidade representantes do Ministério Público do Estado, Superintendência do Trabalho, Fecomércio, empresas parceiras, dentre outros. O presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique Sousa,  foi representado por Eliane Martins.