Quer Ajuda?

Quem é você?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual seu interesse?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual sua necessidade?

Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

Criador da Escola da Ponte participa de Jornada Pedagógica do SESI

Editoral:

Com a pergunta “O que querem saber?”, o pedagogo português José Pacheco provocou os professores da Rede SESI de Educação que participaram da Jornada Pedagógica 2018, nesta segunda-feira, 22.01, na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro. A jornada antecede a volta às aulas, marcada para esta quinta-feira, 25 de janeiro, nas nove escolas do SESI na capital e no interior.
 
 
A provocação do professor Pacheco foi acompanhada por cerca de 240 professores da capital, que puderam interagir diretamente com o especialista e, via internet, pelos professores da rede do interior. Fundador há 30 anos da Escola da Ponte, José Pacheco conta que tudo começou quando ele colocou em prática um projeto coletivo de educação na pequena cidade de Vila das Aves, na região do Porto, em Portugal.
 
 
“Descoberto” pelo escritor Rubem Alves, que visitou a Escola da Ponte e escreveu o livro “A escola com que sempre sonhei”, Pacheco começou a fazer a ponte aérea Brasil Portugal no início dos anos 2000 e hoje corre o Brasil desenvolvendo projetos em comunidades e redes de educação. Na bagagem, o seu modelo inovador de escola, que valoriza as pessoas e seu impacto na comunidade.
 
 
Ao longo de sua explanação, ao mesmo tempo em que respondia aos questionamentos, o professor fez o relato de suas experiências, mostrando como a educação pode ser o vetor de transformação social e individual quando se coloca a aquisição de conhecimento como algo útil para as pessoas.
 
 
Antes de subir ao palco, o superintendente do SESI, Armando Neto, e a gerente de educação Cléssia Lobo deram as boas-vindas aos professores e destacaram os desafios postos para a Rede SESI, destacando em especial o compromisso com a inovação. Foram apresentadas as novas ferramentas disponibilizadas aos professores, bem como a nova proposta da área em parceria com a equipe de cultura, o Conexão SESI Criativo, que vai propor atividades de extensão em teatro, fotografia, robótica e iniciação-científica para alunos e não-alunos da rede.
 
 
Ao final da apresentação, os professores assistiram a um esquete da dupla Frases de Mainha, com Sulivã Bispo, que foi ex-aluno da Rede SESI. Na programação, o período da tarde foi dedicado à realização de oficinas.