Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

SESI/SENAI e Braskem oferecem 105 vagas gratuitas de ensino médio profissionalizante em Camaçari

Editoral:

    
ETAPA 1
 
ETAPA 2
 
ETAPA 3
 
 
Jovens com idade a partir dos 18 anos completos, residentes no município de Camaçari, e que ainda não concluíram o ensino médio, têm a oportunidade de retomar os estudos e ao mesmo tempo agregar ao currículo uma formação profissional. Patrocinado pela Braskem, o Programa SEJA! – Saberes da EJA, está sendo oferecido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Os interessados devem realizar as inscrições no período de 7 a 12 de março.
 
São 105 vagas gratuitas de ensino médio profissionalizante a distância. Serão oferecidas quatro turmas de qualificação profissional em montador e reparador de microcomputadores, instalador hidráulico, eletricista residencial, desenhista de produtos gráficos web e montador de construção a seco (drywall). O currículo é contextualizado ao mundo do trabalho, com foco na prática, e conta com tecnologias educacionais para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, como plataforma adaptativa e sala de aula virtual. Os materiais didáticos digitais foram elaborados exclusivamente para o curso.
Para Helio Tourinho, Gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, o projeto é aderente à plataforma de atuação social da empresa: “O SEJA! – Saberes da EJA é um projeto que vai, de fato, ter um impacto positivo na vida desses jovens, pois é inovador, ao aproveitar os conhecimentos adquiridos nas experiências de vida e de trabalho dos alunos, e aumenta as oportunidades de renda ao qualificá-los para uma profissão.”
 
A gerente de Educação do SESI Bahia, Cléssia Lobo, lembra que a metodologia de reconhecimento de saberes é inovadora e foi chancelada como eficaz na educação de jovens e adultos. “SESI e SENAI têm expectativa de uma grande adesão a este projeto e acreditamos no sucesso da iniciativa e no impacto positivo na vida das pessoas, ao mostrar que é possível voltar aos estudos na idade adulta. Com a formação profissional a ideia é estimular também a capacidade empreendedora”, acrescenta.
 
Para ter acesso ao EJA Profissionalizante, os interessados devem fazer a inscrição pela internet, onde também está disponível o edital completo do processo seletivo. Todos os candidatos serão submetidos a entrevista e ocuparão as vagas por ordem de inscrição.