Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

FORD dá início à primeira turma de robótica com metodologia lego do Programa de Educação para Jovens

Editoral:

Terá início na próxima segunda-feira, 5 de março, a primeira turma do Curso de Robótica do Programa Ford de Educação para Jovens. A aula inaugural foi realizada durante o Torneio FIRST® LEGO® League, na unidade do Sesi Retiro, em Salvador. A turma de 25 alunos do Ensino Fundamental II da Rede Pública de Camaçari vivenciou o entusiasmo da robótica em ação e os estudantes puderam ver de perto como as aulas estão relacionadas ao trabalho e à tecnologia.
 
 
“Sempre quis trabalhar na área de tecnologia para criar algo que pudesse ajudar nosso País, especialmente no que diz respeito à reutilização da água. Já tenho inclusive algumas ideias para desenvolver e acho que o Curso de Robótica vai me ajudar bastante”, disse Hillary Samara, 15 anos.
 

Alunos de Camaçari xperimentam kit de robótica durante o Torneio FLL Foto Mateus Massena

 
O objetivo do Curso de Robótica, que será pautado na Metodologia LEGO, é desenvolver, de forma lúdica, habilidades como raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe. “Esperamos despertar nos estudantes também o interesse por inovação, ciência e tecnologia, ampliando assim suas perspectivas profissionais”, explica Roberta Madke, gerente de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da Ford América do Sul.
 
 “Vi trabalhos espetaculares. Antes, eu pensava em ser pediatra, mas achei tudo aqui tão impressionante que agora penso em fazer algo que envolva robótica, pois a tecnologia pode ajudar as pessoas em muitas coisas”, revelou a aluna Caroline Macedo, 14 anos, durante a visita ao Torneio FIRST® LEGO® League.
 
 
O Programa Ford de Educação
Criado em outubro de 2015, o Programa Ford de Educação para Jovens está contribuindo para mudar a realidade de centenas de estudantes baianos. Em dois anos de existência, já capacitou para o mercado de trabalho cerca de 200 alunos do Ensino Médio da Rede Pública de Camaçari, entre 17 e 24 anos. O Programa prevê o desenvolvimento de competências de relacionamento e de gestão, com foco principal na postura e no comportamento ético, além de qualificação profissional nas áreas de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Mecânico Automotivo e Logística.  
O Curso de Robótica, que contempla 25  estudantes de 14 a 16 anos, habilitará os alunos a desenvolverem competências voltadas para o trabalho em equipe, liderança, solução criativa de problemas e pensamento crítico. A Ford oferecerá ainda a professores da Rede Municipal de Ensino a Formação em Lego Robótica.
O Programa Ford de Educação para Jovens em Camaçari é uma iniciativa da Ford, em parceria com o SESI e as Secretarias de Educação do estado e do município, que conta com o apoio do Ford Fund – braço filantrópico da companhia que fomenta instituições e ações sociais nas comunidades onde a empresa atua.  
 
Sobre o Ford Motor Company Fund
Ford Motor Company Fund é o braço filantrópico da Ford Motor Company. Estabelecido em 1949, o Ford Fund investe em programas de transformação que aceleram a inovação, capacitam pessoas, promovem mobilidade social e melhoram a prosperidade das comunidades. O Ford Fund trabalha com organizações locais e globais para criar oportunidades em educação, incentivar a direção segura, recrutar empregados voluntários e melhorar a vida em comunidade. Os principais programas do Ford Fund incluem o Ford Blue Oval Scholars, o Ford College Community Challenge, Ford Driving Dreams, Ford Driving Skills for Life, Ford Next Generation Learning e o Ford Volunteer Corps. Para mais informações, acesste o site http://community.ford.com, ou curta nossas páginas no Facebook @FordFund e Twitter @FordFund
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ford