Quer Ajuda?

Quem é você?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual seu interesse?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual sua necessidade?

Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

SENAI e SESI participam do Virtual Educa 2018

Editoral:

Estudantes de escolas estaduais conhecem a arena de competições de Robótica, utilizada na rede educacional do SESI.
 
Uma mostra das ferramentas educacionais e metodológicas do SENAI e do SESI estão sendo apresentadas no XIX Encontro Internacional Anual Virtual Educa 2018, realizado de 4 e 8 de junho, em Salvador. O evento tem como objetivo apresentar políticas e práticas no campo da educação e da formação profissional visando o desenvolvimento humano e a inclusão social na região da América Latina e Caribe. O lema deste ano será “Educação para Transformar a Sociedade em um Espaço Único Multicultural”.
 
O SESI tem dois espaços no evento: Um que reproduz o Desafio da Robótica na Indústria, que é um projeto promovido pelo SESI Nacional e pela CNI; e o espaço dedicado aos professores, que trazem experiências de aprendizagem, a exemplo do projeto de iniciação científica realizado por alunos da Escola SESI Retiro, em Salvador, que separa a fibra da casca do Licuri (coco endêmico no estado) e dá usos para o insumo, como a sua transformação e biomassa.
 
 
“O Virtual Educa nos despertou um interesse muito grande porque a Rede SESI de Educação tornou-se referência. E sendo uma referência, tornando os alunos protagonistas do seu futuro, nós teríamos que estar presentes aqui para mostrarmos um pouco do é desenvolvido nas escolas”, disse o analista técnico de Robótica da Gerência Educacional do SESI, Fernando Didier.
 
Já o SENAI trouxe para o evento algumas aplicações de Realidade Aumentada e Realidade Virtual, que são usadas nos cursos técnicos da instituição. As ferramentas oferecem melhor compreensão e experimentação dos conteúdos, por meio de animações e simuladores. “Estas aplicações são desenvolvidas aqui na Bahia e disponibilizadas para todos os departamentos regionais do SENAI no país”, explica o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologias Educacionais do SENAI Bahia (Ited), Ricardo Lima.
 
Virtua caoa 2.jpeg
Aplicações de realidade aumentada usadas nos cursos técnicos do SENAI foram experimentadas pelos participantes. Fotos: Betto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB.
 
A instituição terá representantes nos fóruns e discussões do Virtual Educa e apresentará o projeto de Educação Profissional Intermediada por Tecnologia – Epitec, que vem oferecendo aulas transmitidas pela internet para alunos de cursos profissionalizantes, com mediação pedagógica em sala de aula.  “Os alunos assistem e podem interagir com os docentes que ministram as aulas, além do que, em sala, fazem atividades com professores e são acompanhados”, conta Lima. O modelo já foi utilizado com 80 alunos da rede estadual de educação, em parceria com o governo da Bahia, e com mais de três mil estudantes do SENAI.
 
carro.jpg
O SENAI levou ao evento o carro elétrico produzido por alunos de curso técnico. Leia mais sobre o projeto aqui.
 
 
Para mais informações sobre o Virtual Educa Bahia 2018 visite o site http://virtualeduca.org/encuentros/bahia2018/.