Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

Segurança e Saúde no Trabalho no eSocial é tema de palestra na FIEB

Editoral:

O engenheiro civil Aledson Costa ministrou a palestra. Foto: Íris Moreira Leandro / Sistema FIEB.
 
 
Os requisitos do eSocial relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) foram discutidos nesta segunda-feira, 18.06, na palestra “eSocial em SST – Como o empresário deve se preparar?”, promovida pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI-Bahia).
 
O engenheiro civil Aledson Costa apresentou as principais alterações publicadas pelo Comitê Diretivo do eSocial no dia 30 de maio de 2018. “O que mudou agora em maio, perante o que já tinha sido divulgado, foi a inclusão de eventos relacionados a equipamentos de proteção, capacitação e treinamento e programas legais. A ideia é alertar os participantes sobre esses eventos”, comentou o consultor, que é especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho.
 
Na oportunidade, ele também destacou a importância da gestão de SST no cumprimento dos critérios estabelecidos pelo eSocial. “O que o governo quer é que a empresa envie as práticas. Se a empresa já lida com as questões de Segurança e Saúde no Trabalho e enxerga isso como um investimento, ela não terá dificuldade”, explicou, lembrando que o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, com técnico ou engenheiro de segurança do trabalho, é essencial para evitar problemas com relação ao envio das informações.
 
O evento contou com 130 participantes. Entre eles estava a docente e diretora da MS Treinamentos, Márcia Silva. “Esses momentos são oportunidades para esclarecer dúvidas sobre o eSocial, que é uma ferramenta que tem relevância para as questões trabalhistas. Fomentar essas discussões é fundamental para trazer outro olhar sobre o assunto para profissionais da área e também para empresários”, avaliou.