Quer Ajuda?

Quem é você?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual seu interesse?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual sua necessidade?

Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

SESI reinaugura unidade de Itapagipe com novos equipamentos

Editoral:

Fachada da unidade de Itapagipe, reinaugurada nesta quinta-feira Fotos: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.
 
 
O Serviço Social da Indústria (SESI) reinaugurou nesta quinta-feira (12.7), sua unidade no bairro de Itapagipe. O equipamento foi totalmente requalificado. A solenidade de reinauguração contou com a presença do presidente da FIEB e do Conselho Regional do SESI Bahia, Ricardo Alban, e do Superintendente do SESI Bahia, Armando Neto. Na oportunidade, o vice-presidente da FIEB, Josair Santos Bastos, foi homenageado, dando nome ao centro esportivo da unidade do SESI.
 
“Esta pequena homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho de pessoas que, como Josair Bastos, membro da nossa diretoria, contribuem com seu trabalho para esta instituição. Esta unidade é a contribuição que o Sistema FIEB faz para a Pensínsula Itapagipana, um espaço diferenciado que,  esperamos, possa contribuir para revitalizar a região da Cidade Baixa”, destacou o presidente da FiEB, Ricardo Alban.
 
Foram investidos R$ 13 milhões nas obras de requalificação. O investimento foi iniciado em 2014. A primeira etapa foi finalizada em 2015, com a entrega da Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, que tem 1231 alunos matriculados em turmas do Ensino Fundamental. Os estudantes e professores passam a contar com uma infraestrutura mais moderna e adequada para os desafios da educação contemporânea.
 
 
Presidente Ricardo Alban destacou a importância do equipamento do SESI para Itapagipe
Presidente Ricardo Alban destacou a importância do equipamento do SESI para Itapagipe.
 
“A unidade de Itapagipe é um marco para a Cidade Baixa, que começou a funcionar em 1949. Estamos devolvendo este equipamento que inclui a escola e o Centro Esportivo, dotado de várias salas multiuso e que oferece diversas atividades à comunidade. Estamos entregando um equipamento sem igual para a Cidade Baixa e ainda vamos iniciar a terceira etapa desta requalificação, que é a reforma do Centro Cultural. O SESI Itapagipe é uma síntese das atividades que o SESI desenvolve: esporte, educação cultura e lazer", destacou Armando Neto.
 
Já o Centro Esportivo Josair Santos Bastos, que inclui um ginásio de esportes, ganhou também um campo society, antiga reivindicação dos usuários. Os serviços do centro esportivo, que atende atualmente cerca de mil trabalhadores da indústria e a comunidade, incluem práticas  como hidroginástica, natação, ballet e pilates, além de academia, que já funcionava no local e foi totalmente modernizada.
 
 
O vice-presidente Josair Bastos faz discurso de agradecimento
O vice-presidente Josair Bastos faz discurso de agradecimento.
 
 
O vice-presidente da FIEB, Josair Bastos, destacou o quanto ficou lisonjeado com a homenagem. Ele conta que cresceu na Cidade Baixa e sempre sonhou fazer parte dessa instituição. "Estou muito feliz porque sempre sonhei fazer parte do SESI de Itapagipe, mas nunca imaginei que daria meu nome a um importante serviço como é o caso do Centro Esportivo. E estou mais feliz ainda porque tudo isso se dá na gestão de Ricardo Alban, que tem feito um excelente trabalho à frente da FIEB”, destacou.
 
A solenidade foi aberta pela Orquestra Juvenil do SESI, que integra o Núcleo de Práticas Orquestrais do SESI Bahia e é composta de 141  integrantes, alunos da Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino.
 
 
Alunos da Orquestra Juvenil abriram a solenidade
Alunos da Orquestra Juvenil abriram a solenidade.
 
 
DADOS SOBRE AS OBRAS DE REFORMA
Investimentos realizados – R$ 13 milhões
 
ESCOLA SESI COMENDADOR BERNARDO MARTINS CATHARINO (Ensino Fundamental)
NÚMERO DE ALUNOS
1231
 
INFRAESTRUTURA DA ESCOLA
Requalificação das salas de aula: climatização e melhoria da acústica
Requalificação dos ambientes de aprendizagem:
Ampliação dos Laboratórios: Artes, Robótica, Ciências Biológicas, Informática
Ampliação da Biblioteca com inclusão de salas de estudo para grupos
Estruturação do espaço multiuso
Requalificação e ampliação da Sala dos Professores:
Requalificação e reorganização das áreas administrativas
Ampliação da Sala de Recursos Multifuncionais
Construção de refeitório e copa
Reestruturação e ampliação da cantina escolar
 
 
CENTRO ESPORTIVO JOSAIR BASTOS
INFRAESTRUTURA DO CENTRO ESPORTIVO
Vagas para atividades esportivas: 1.700
Construção de um campo de futebol Society;
Requalificação da estrutura da piscina;
Ampliação da academia com novos e modernos equipamentos de ginástica, climatizada e requalificação dos vestiários;
Novas salas multiuso, climatizadas e com infraestrutura moderna e novos equipamentos: pilates, treinamento funcional, ballet e outros;
Requalificação do Ginásio (troca do piso da quadra, do telhado, novos vestiários, pintura e melhorias na arquibancada, sistema de incêndio, iluminação e implantação de novos equipamentos);
Requalificação do quiosque de convivência.
 
 
INVESTIMENTOS FUTUROS
CENTRO CULTURAL PEDRO RIBEIRO MARIANI BITTENCOURT
Além do complexo inaugurado no dia 12 de julho, o SESI inicia, ainda este ano, as obras de reforma e ampliação do Centro de Apoio à Inclusão (CAIS) do SESI e do Centro Cultural Pedro Ribeiro Mariani Bittencourt.
 
As obras de requalificação do Centro Cultural preveem a reforma do Núcleo de Práticas Orquestrais, do qual faz parte a Orquestra Juvenil do SESI, e a implantação de um museu voltado para a ciência e inovação. A principal novidade é a instalação no casarão histórico de uma unidade avançada do Teatro SESI Rio Vermelho, com 130 lugares e da Varanda do SESI.
 
“A proposta é que o novo espaço esteja para a Cidade Baixa assim como o Teatro SESI está para o Rio Vermelho, considerado hoje um dos principais espaços artísticos de Salvador, dinamizando as atividades culturais em uma área carente de equipamentos deste gênero”, explica o superintendente do SESI Bahia, Armando Neto.
 
 
CENTRO DE APOIO À INCLUSÃO (CAIS) DO SESI
O Centro de Apoio à Inclusão do SESI, que trabalha na educação e capacitação de pessoas com deficiência, também será reformado para ampliar o atendimento de pessoas com deficiência visando a sua inserção na vida produtiva e na preparação de docentes para trabalhar com estudantes que possuem transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e deficiência intelectual.