Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

Astronauta brasileiro faz palestra no SESI Bahia

Editoral:

A temporada 2018-2019 do Torneio SESI de Robótica First® Lego® League, que será lançado na Bahia neste sábado,18/8, na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro. O tema deste ano é Into Orbit (em órbita) e para falar com os estudantes sobre a experiência de viagem ao espaço, o SESI convidou o astronauta Marcos Pontes, que fará uma palestra, às 10 horas, na escola do SESI, em Salvador. Os interessados em participar do evento devem se inscrever clicando aqui.
 
A programação acontece das 9 às 12 horas e vai reunir também estudantes das equipes vencedoras da etapa regional do torneio para falar sobre a experiência de participar do torneio nacional que é realizado anualmente em Brasília. O Torneio SESI de Robótica é aberto a estudantes de escolas públicas e particulares de Salvador com idade de 9 a 16 anos e a inscrição é gratuita.
 
O SESI inovou este ano na divulgação da nova temporada de robótica, com a realização de eventos de lançamento em 10 estados do país. O destaque da programação é a presença do astronauta Marcos Pontes para falar sobre sua experiência a bordo de uma nave espacial Soyuz para uma missão no espaço, ocorrida no ano de 2006. 
O evento é uma oportunidade de conhecer melhor o tema da nova temporada e seus desafios. A competição da etapa regional, que reunirá competidores da Bahia e de outros estados do Nordeste acontece dias 23 e 24 de novembro de 2018. Os vencedores disputarão a etapa nacional em 2019, que é a última seletiva para a etapa internacional do torneio de robótica.
 
ASTRONAUTA
Marcos Pontes é o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e de língua portuguesa a ir para o espaço. Ele participou, em 2006, da "Missão Centenário", que marcou as comemorações dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.
 
A viagem ao espaço ocorreu no dia 30 de março de 2006 com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo da nave russa Soyuz TMA-8. Ele levou oito experimentos científicos brasileiros para serem executados em ambiente de microgravidade.
 
Além da Bahia, os encontros de divulgação do FLL 2018/2019 estão sendo realizados em outros nove estados - São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco - e no DF desde 1º de agosto e prosseguem até 31 de outubro. Clique aqui para se inscrever no Torneio SESI de Robótica 2018/2019 
 
 
SERVIÇO
O QUE – Lançamento do Torneio SESI de Robótica First® Lego® League 2018-2019, com a presença do astronauta Marcos Pontes.
QUANDO - 18 de agosto, das 09 às 12 horas. 
ONDE – Escola SESI Reitor Miguel Calmon
Praça Visconde de Monte Alegre, s/n - Retiro, Salvador.