Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

SESI e Sinduscon iniciam na próxima semana blitz contra a Covid-19

Editoral:

Medida deve atingir inicialmente mais de cinco mil trabalhadores da indústria da construção na Bahia

 

Parceiros históricos nas ações de saúde e segurança no trabalho voltadas para a indústria da construção, o SESI-BA e o Sinduscon Bahia iniciam na próxima semana uma ação conjunta para prevenir a incidência de Covid-19 nos canteiros de obra da Bahia. Trata-se da Blitz contra a Covid-19. A medida tem inicialmente como alvo uma população de mais de cinco mil trabalhadores da construção que estão em atividade em 41 canteiros de obras que já aderiram à iniciativa.  

 

A parceria prevê visitas aos canteiros para realizar ações preventivas de saúde e também para orientar sobre o cumprimento do Ofício Circular SEI n. 1088, do Ministério da Economia, que trouxe orientações para as empresas de construção diante da pandemia do coronavírus 

 

Na área de saúde, o SESI realizará a medição da temperatura corporal bem como orientação e esclarecimento de dúvidas sobre a Covid-19. Já na área de segurança e saúde no trabalho, a proposta é apoiar as empresas no cumprimento de medidas técnicas, colocando a serviço das empresas equipes especializadas que vão dar orientações in loco, além de distribuir material educativo como folders, cartazes e outros materiais informativos. 

 

O presidente do Sinduscon-Ba, Carlos Marden Passos, lembrou da parceria histórica com o SESI e acrescentou a importância de colocar a expertise da instituição para apoiar as empresas na tomada de decisões preventivas diante da pandemia de coronavírus. “O SESI tem uma longa história de parceria com a indústria da construção e vem nos ajudar a orientar as empresas e atuar na prevenção junto aos trabalhadores da construção”, acrescentou. 

 

Expertise e parceria 

 

O superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, destaca que, “neste momento de crise, o SESI não podia deixar as empresas do sindicato sem um apoio”. Ele destaca que as ações estão sendo definidas em conjunto com os líderes do sindicato para a visita da blitz aos canteiros indicados pelo Sinduscon. 

 

Carlos Henrique Passos, ex-presidente do Sinduscon Bahia, lembrou que as empresas vinculadas ao sindicato atuam num setor essencial que mantém suas atividades neste momento de pandemia, o que aumenta a necessidade de reforçar medidas de proteção. “As empresas já estão fazendo a sua parte mas, com a ajuda especializada do SESI, a gente vai ter mais efetividade”, complementou.   

 

O gerente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Bahia, Amélio Miranda, complementou que “o SESI tem a missão de contribuir para um ambiente de trabalho seguro e um trabalhador saudável. Esta ação em parceria com o Sinduscon apenas reforça este propósito". Ele informou ainda que, na próxima semana, a proposta de atuação do SESI será apresentada ao setor da construção, em reunião conjunta com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e lideranças do Sinduscon, quando será detalhado este conjunto de ações para os empresários e também para receber contribuições.