Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

SST: SESI apoia 1.500 indústrias por ano em ações de segurança e saúde no trabalho

Editoral:

 
Trabalhadora da indústria é atendida em ação contra a Covid-19  Foto: Jefferson Peixoto/Coperphoto/Sistema FIEB
 
 
Face às incertezas geradas pela pandemia do novo coronavírus, a entidade ratifica seu apoio à indústria com a realização do Programa Juntos Contra a Covid-19, que pretende atingir uma população de 50 mil trabalhadores nesta primeira fase de ações face à pandemia. Esta é a forma de o SESI lembrar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que é comemorado neste dia 28 de abril, e ratificar o seu papel de estar sempre próximo das demandas da Indústria, levando ações educativas, consultoria e serviços.
 
 “Na Bahia, são aproximadamente 1.500 empresas e 120 mil trabalhadores anualmente atendidos pelo SESI, mobilizados em torno do desafio de promover segurança e saúde no ambiente de trabalho”, destaca o superintendente do SESI Armando Neto, lembrando que neste momento de pandemia da Covid-19, as estratégias estão direcionadas a contribuir com as empresas para prevenir, controlar e mitigar os seus riscos, bem como auxiliá-las na manutenção da atividade produtiva. 
 
As iniciativas de curto, médio e longo prazos compreendem a avaliação dos possíveis cenários para preparar a indústria para responder aos desafios futuros, integrando à gestão de SST das empresas os cuidados necessários para prevenir o contágio e a disseminação da doença. “Agilidade na preparação dos profissionais de SST, reforço nas ações de educação para os trabalhadores e atualização permanente são medidas imperativas”, reforça a médica Cristina Pacheco, gerente de Saúde do SESI Bahia.
 
E nesta tarefa, o desafio está nas mãos de equipes multidisciplinares, formadas por engenheiros e técnicos de segurança, enfermeiros e técnicos de enfermagem, médicos do trabalho, psicólogos, assistentes sociais, enfim, uma grande equipe que atua integrada para promover segurança e saúde.
“Como em toda ação que empreendemos, o resultado depende sempre de integração e parceria e, nesta data em que são lembrados os trabalhadores que têm a missão de levar conscientização e segurança sobre os cuidados que devem ser adotados no ambiente de trabalho, nós parabenizamos todos os profissionais que apoiam o setor produtivo a encontrar este equilíbrio”, complementa o gerente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Bahia, Amélio Miranda.