Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

SESI e Sinduscom realizaram a 3ª edição do Discutindo Segurança e Saúde no Trabalho na Construção

Editoral: SST

O presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Henrique Passos, abriu na manhã de hoje (6), a 3ª edição do evento Discutindo Segurança e Saúde no Trabalho na Construção, que reuniu em torno de 70 pessoas no Sindicato. Na oportunidade ele solicitou aos presentes, em especial ao chefe do Setor de Segurança e Saúde do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o auditor fiscal do trabalho Flávio Nunes, que seja promovida uma ação conjunta do Ministério do Trabalho, CREA e Sindicatos das empresas e laboral, no combate à construção informal. “É fundamental ajudar na Educação e no desenvolvimento de uma Cultura de Segurança tendo em vista um ambiente de trabalho seguro. Empresas informais não incorporam as medidas preventivas”, disse.

Segundo os auditores, os autos de infração relativos à NR 18 lideram o ranking neste ano com 653 ocorrências.  Os dois destacaram que os canteiros localizados no interior têm maior registro de infração em relação aos canteiros localizados na capital. Por exemplo, dos 169 autos de infração relativos à inadequação das áreas de vivência, 85% foram no interior. No caso dos 106 autos relativos à falta de medidas de proteção contra queda, 55% foram em obras no interior. Nunes e Melo destacaram ainda imagens de obras como exemplo de soluções de proteção coletiva contra queda de altura, como plataformas de trabalho com guarda-corpo para obras do Programa Minha Casa Minha Vida.

Os participantes do evento puderam tirar suas dúvidas com os palestrantes e retirar, em nome das empresas que estava representando, um kit composto pelas publicações Guia Orientativo sobre Área de Vivência, Diagnóstico e Manual sobre SST para o setor da Construção e os Vídeos 100% Seguro.