Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

Aulas on-line permitem conclusão de curso profissionalizante de educação de jovens e adultos

Editoral:

 
Iniciativa, patrocinada pela Braskem com realização do Sesi e participação do Senai, atende 104 pessoas em Camaçari e Dias d’Ávila
 
Mais de cem alunos do Programa Seja! Saberes da EJA mantém a rotina de aulas durante a pandemia. As atividades remotas on-line permitem a conclusão do curso de educação de jovens e adultos (EJA) profissionalizante. Após conclusão, os estudantes vão receber diploma do ensino médio, além de certificado de formação profissional fornecido pelo Senai, contribuindo para a inserção deles no mercado de trabalho. A iniciativa, que é patrocinada pela Braskem, é realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) com participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Bahia) com o intuito de elevar a educação básica de jovens e adultos de Camaçari e Dias d'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Este é o segundo ano do projeto SEJA! na região de Camaçari e marca a expansão do projeto para o município de Dias D’Ávila. Originalmente, o programa intercala aulas a distância (EaD) e presenciais, numa proporção de 80% on-line e 20% presencial. Contudo, por conta da necessidade de isolamento social para evitar a transmissão pelo novo Coronavírus, as atividades foram concentradas no modelo on-line. De acordo com Márcia Maria Castro, gerente de Processo do Sesi Bahia, o projeto já tinha estrutura formatada para a aula on-line. A parte presencial do curso já havia sido finalizada,  por isso foi possível a adaptação 100% on-line  para o ambiente virtual, garantindo a conclusão do cronograma sem prejuízo para o aprendizado.
 
Sobre o SESI
 
O Serviço Social da Indústria (SESI)  é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que integra o Sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB, que representa os interesses das indústrias na Bahia. Organização de grande porte do setor de serviços, o SESI  opera por meio de 15 unidades de negócio, oito clínicas e três agências distribuídas nas regiões de maior concentração de indústrias. Presente em todo o Brasil, desenvolve na Bahia ações de Educação e Promoção da Saúde, voltadas para a indústria, seus trabalhadores e dependentes. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das ações gratuitas do SESI, voltadas para a sociedade, e na qual se insere o Programa SEJA!, realizado sob o patrocínio e a parceria da Braskem.
 
Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.