Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

Construtora MRV e SESI lançam projeto de inclusão digital nos canteiros de obra

Editoral:

Iniciativa é voltada para trabalhadores da construção que vão ter acesso a aulas básicas de informática e uso da internet 

 

 

Com o objetivo de promover inclusão digital de trabalhadores da indústria da construção civil, a Construtora MRV, em parceria como o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), deu início, nesta terça-feira, dia 25 de agosto, ao Projeto Escolinha no Canteiro. A proposta do curso, realizado por meio da área de Educação Continuada do SESI Bahia, é assegurar que trabalhadores aprendam noções básicas de informática, incluindo programas como Word, Excel e acesso à internet, como forma de desenvolverem novas habilidades.

O curso será oferecido em três turmas de dez alunos, em razão da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia. As aulas serão realizadas durante o expediente no canteiro de obra. A aula inaugural contou com a presença do coordenador da Saúde, Segurança e Meio Ambiente da MRV no Nordeste, Cássio Gomes, além de representantes do SESI. 

“A MRV está presente em quase todos os estados do país e esta é a primeira vez que estamos trazendo este projeto de educação para a Bahia. Nós entendemos que o trabalho na indústria da construção é sazonal e com grande rotatividade e é preocupação da empresa que, ao serem dispensadas, as pessoas possam assegurar sua sustentabilidade profissional, buscando outras oportunidades no mercado de trabalho”, explica o representante da construtora. 

A escolha do SESI para realizar esta iniciativa se deve também ao fato de que a instituição pretende realizar outros projetos na Bahia em parceria com a instituição. “A gente fechou parceria com o SESI que oferece um leque amplo de opções para nossa mão de obra”, acrescentou. A MRV tem atualmente 15 projetos em execução na Bahia, em Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Vitória da Conquista.  

A coordenadora pedagógica de Educação Continuada do SESI Bahia, Rosicleide Andrade, lembra que essa iniciativa da MRV em parceria com o SESI traz um ganho de aprendizagem para o trabalhador e oportunidade de inclusão social. “O SESI oferece, por exemplo, a Educação de Jovens e Adultos, que é totalmente realizada em meio digital e de forma gratuita, e o trabalhador da construção muitas vezes fica de fora por não ter habilidades digitais. Com esta formação, temos a oportunidade de inserir o trabalhador nestas iniciativas”. 

E é justamente esta inserção que Joaci de Souza busca. “Quero ter mais facilidade para manusear a máquina e navegar na internet, quero ter acesso a mais informações e com o avanço da internet, me sinto carente deste conhecimento. Esse é o futuro, preciso me incluir nesse mundo, quebrar barreiras. Esse curso me ajuda a perceber que sou capaz de aprender”, comentou.

Já Crispiniano da Silva acredita que o curso vai ajudar a aperfeiçoar os conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento profissional. “Vou aprender a manusear o equipamento e quero aprender fazer planilhas, fazer pedidos e lançar faturas, além de acessar as redes sociais”, disse.