Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

Projeto SEJA 2020 forma 102 jovens e adultos de Camaçari e Dias D’Ávila no Ensino Médio e em cursos de Qualificação Profissional

Editoral:


 

 

O sentimento de realização deu a tônica à solenidade on-line do Projeto SEJA 2020, Formatura 2020, em que 102 jovens e adultos das regiões de Camaçari e Dias D’Ávila celebraram a conclusão do Ensino Médio e de cursos de Qualificação Profissional em Eletricista, Almoxarife e Controlador e Programador de Produção. Esta foi a segunda edição do projeto, desenvolvido pelo SESI em parceria com o SENAI, e patrocinado pela Braskem.

 

Keitiane Santos, uma das formandas do grupo, tinha o sonho de concluir o Ensino Médio. Após um período de dificuldades, em que enfrentou a depressão, a jovem agarrou a oportunidade oferecida pelo projeto. “Como fiquei longe dos estudos por um bom tempo, no início, tinha dificuldade de me concentrar, de focar. Mas os professores e o colegas me ajudaram a me motivar e eu perseverei. Estou muito feliz”, contou.

 

Esta é apenas uma das tantas histórias de sucesso reveladas pelos participantes do Projeto SEJA! Saberes da EJA, as quais são o “motor” de continuidade desta iniciativa. A gerente de Relações Institucionais da Braskem, Magnólia Borges, afirmou que a parceria com o SESI e o SENAI tem sido frutífera, e que “a Braskem acredita na importância da educação como agente de transformação”.

 

Para Armando Neto, superintendente do SESI Bahia, a educação continua sendo uma mazela brasileira e o ideal seria que todas as pessoas pudessem concluir o Ensino Médio no tempo certo. “Mas cabe ao SESI contribuir para mitigar estas lacunas e a nossa meta é formar 10 mil alunos no Ensino Médio Bahia”, anunciou.

 

De acordo com a gerente de Educação Profissional do SENAI, Patrícia Evangelista, o projeto tem um lugar especial nos corações dos gestores das duas casas (SESI e SENAI), por ser um passo fundamental na construção de uma trajetória profissional de cada participante. “É um ponta pé inicial. As áreas dos cursos de profissionalização são importantes e competitivas no mercado de trabalho. Esta é a oportunidade desses jovens e adultos plantarem a semente e colherem novos frutos”, pontuou.

 

Diferencial – O projeto oferece o curso na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante – Ensino Médio com qualificação profissional, valorizando o conhecimento construído ao longo das vidas dos alunos. “Foi a primeira vez que eu pude sentir o sistema educacional me avaliar como um indivíduo único”, contou Ricardo Rodrigues, um dos formados no Projeto SEJA.

 

No total, entre as duas edições, 198 jovens e adultos foram beneficiados. “Você se sente muito acanhado sem o Ensino Médio. Concluir é como uma porta que se abre para a nossa vida”, disse Daniele de Souza, que se formou na primeira edição do projeto. Hoje, ela trabalha com carteira assinada e deseja cursar a graduação. “Também quero ser um incentivo para os meus filhos, além de dar uma vida melhor para eles”, acrescenta.

 

 

Confira o vídeo completo no Youtube do SESI Bahia