Institucional: Notícias | Portal SESI

Institucional

Notícias

Centro de Apoio à Inclusão do SESI (CAIS) encerra oficinas educativas e reposiciona seu foco de atuação

Editoral:

O informe foi feito aos familiares dos estudantes em momento em que as atividades continuam suspensas por efeito da pandemia da Covid-19 e não possuem previsão de retorno no ano em curso.

 

As oficinas educativas de atividades práticas para a vida social, empreendedorismo e trabalhos manuais, que eram realizadas no Centro de Apoio à Inclusão do SESI (CAIS), em Itapagipe, duas vezes por semana, para 75 jovens e adultos com deficiência intelectual serão descontinuadas a partir de 2021.

 

A mudança já estava sendo analisada pelo Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) desde 2019 quando o atendimento foi reformulado para oficinas educativas, considerando a progressiva redução na demanda por vagas ao longo dos anos, os custos para a manutenção do projeto que é subsidiado em quase R$ 1 milhão por ano e a análise de uma nova forma de atuação da entidade para apoiar mais no tema da educação inclusiva.

 

Desta forma, a descontinuidade ocorrerá para redirecionar os recursos para formação de professores nos temas da inclusão de pessoas com deficiência na educação básica e projetos inclusivos em todas as escolas do SESI espalhadas na Bahia, além de poder atuar com educadores fora da Rede SESI.

 

A estimativa é capacitar, já em 2021, mais de 500 professores em temas da educação inclusiva, como: Estratégias de Ensino e metodologias ativas na educação inclusiva; Avaliação da aprendizagem na inclusão; Inclusão: um olhar diferente sobre a diversidade; Deficiência intelectual: o que é e como lidar na escola; Diversidade como oportunidade de crescimento; O papel da família na educação inclusiva; entre outros.

 

Além disso, o CAIS irá focar na consultoria e suporte aos mais de 400 alunos com deficiência ou com necessidade de acompanhamento educacional especializado incluídos na Rede SESI.

 

Os familiares dos jovens e adultos atendidos nestes serviços foram informados sobre a mudança diretamente pela escola, por meio de encontros virtuais, mas também presenciais para os que puderam ir (respeitando o protocolo de distanciamento) com a antecedência necessária para a identificação de outras instituições que atendam pessoas com deficiência intelectual, com o apoio do SESI, que disponibilizou uma relação dessas instituições.

 

O SESI também irá doar parte dos materiais, equipamentos e mobiliários do CAIS para instituições que atendem pessoas com deficiência intelectual, visando melhorar e/ou ampliar o serviço prestado.

 

 

SOBRE O SESI - O Serviço Social da Indústria, Departamento Regional da Bahia (SESI DR-BA), é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Baseado no regulamento nacional é uma unidade com autonomia política e administrativa. Integra o Sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB.

 

Sua atuação está focada nas seguintes áreas:

 

Educação

O SESI oferece formação de qualidade, contextualizada com o mundo social e produtivo nos segmentos da educação básica regular e para jovens e adultos, articulada com educação profissional e educação continuada para os trabalhadores da indústria com diferentes cursos focados em competências alinhadas às necessidades atuais e futuras do mundo contemporâneo.

 

Saúde e Segurança na Indústria

O SESI investe em centros de inovação e de epidemiologia com foco na busca do que existe de mais atual e moderno para gestão de SST. Isso tudo só é possível graças a uma rede de atendimento que engloba Educação, Segurança e Saúde no Trabalho e Promoção da Saúde.

 

O desafio do SESI é manter a produtividade da indústria baiana elevada, diminuindo os índices de afastamentos do trabalho por parte dos trabalhadores e proporcionando a eles um estilo de vida mais saudável.