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Escola SESI Djalma Pessoa (Salvador - Piatã)
Torneio Sesi de Robótica Fist Lego League - Encontro do Renato Castro
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Os alunos do SESI Bahia que participarão Torneio de Robótica FIRST LEGO League, cujo tema é City Shaper (cidades inteligentes), foram presenteados com uma palestra, com Renato de Castro que propôs uma reflexão sobre como solucionar os problemas urbanos e melhorar a qualidade de vida

O evento contou com a participação ativa dos estudantes ao apresentarem os seus projetos e receberam dicas de melhoria dos trabalhos e andamento pelo expert Renato de Castro. Os jovens se sentiram bastante motivados e ao final ainda receberam de brinde alguns livros do palestrante, com direito a autógrafos.

Contamos, também, com a palestra do Gerente de Negócio das áreas de Construção Civil e Mineração do SENAI CIMATEC Carlos Alberto A. Bomfim, que abordou conceitos importantes sobre as cidades inteligentes (smart cities), como centros urbanos que utilizam tecnologias em seus processos de planejamento para tangibilizar o desenvolvimento econômico e proporcionar qualidade de vida à população.

Tudo isso para sensibilizar estudantes que participarão da etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, marcado para os dias 7 e 8 de fevereiro de 2020.

O campeonato vai desafiar estudantes de vários países a construir e a desenvolver cidades melhores para as próximas gerações, explorando a criatividade e a inteligência para sugerir soluções para os problemas atuais das cidades.

 

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Dança, teatro e música
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O grupo  de dança  da escola  Sesi Djalma Pessoa, integrado por estudantes, com direção coreográfica da professora colaboradora   Daiane  Brito  e direção teatral do professor e colaborador Marcos Oliveira, foi convidado  a para participar nos  dias 06 e 13 de novembro,  do Espetáculo  Identidade,  do Espaço  Inove de dança.

A proposta do espetáculo é trazer  para cena, a autonomia, representatividade e identidade de cada participante.

O espaço  Inove de dança, tem como principal objetivo, promover a dança  no  processo de hobby, terapêutico, lazer, saúde  e qualidade de vida.

O grupo de dança representou  o Sesi com as coreografias:

Se eu ficar (coreografia desenvolvida no projeto Pipocando artes em todas as partes).

Forasteiro (coreografia desenvolvida para Mostra de Artes,  Ciências e Tecnologia)

Saci (coreografia  também  desenvolvida para MACT.

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Dança, teatro e música
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O grupo  de dança  da escola  Sesi Djalma Pessoa, integrado por estudantes, com direção coreográfica da professora colaboradora   Daiane  Brito  e direção teatral do professor e colaborador Marcos Oliveira, foi convidado  a para participar nos  dias 06 e 13 de novembro,  do Espetáculo  Identidade,  do Espaço  Inove de dança.

A proposta do espetáculo é trazer  para cena, a autonomia, representatividade e identidade de cada participante.

O espaço  Inove de dança, tem como principal objetivo, promover a dança  no  processo de hobby, terapêutico, lazer, saúde  e qualidade de vida.

O grupo de dança representou  o Sesi com as coreografias:

Se eu ficar (coreografia desenvolvida no projeto Pipocando artes em todas as partes).

Forasteiro (coreografia desenvolvida para Mostra de Artes,  Ciências e Tecnologia)

Saci (coreografia  também  desenvolvida para MACT.

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Encontro jovens cientista - UFBA
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Pelo terceiro ano consecutivo a Escola SESI Djalma Pessoa é a mais premiada da Bahia no Encontro de Jovens Cientista/UFBA.

Foram mais de 20 escolas (particulares e públicas) e mais de 170 projetos inscritos. A @escolasesiba levou:

GABINETE CIENTÍFICO:
1° lugar
3° lugar
Menção Honrosa


COMUNICAÇÃO ORAL:
2° lugar
Menção Honrosa

Escola Sesi Djlama Pessoa, o seu futuro começa aqui...

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SNLB - Altos Papos: O bom filho a casa retorna
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Dando continuidade a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, nossos eternos alunos voltaram à escola para compartilhar suas experiências, suas vivências, seus medos e suas conquistas. Como bem diz o dito popular “O bom filho a casa retorna”...eles dividiram com os nossos atuais estudantes suas experiências de estudos e atividades extras curriculares que participaram, traduzindo em reconhecimento as oportunidades que a Escola Sesi proporcionou. Os convidados fora: Yasmim Thasla (Aluna de graduação e estagiária Senai CIMATEC; Pedro Magalhães (Foi estagiário do SESI e agora professor de química); Sara Lorena (técnico em automação e funcionária Senai CIMATEC; Uilla Scarlet (projetista mecânico e funcionária Senai CIMATEC); Michelle Neves (Graduada em História e atualmente professora da Escola Sesi Djalma Pessoa) e Edmilson Neto (Técnico em Mecatrônica e Medalha de bronze Worldskills que aconteceu na Russia).

É sempre gratificante entender que o SESI oferece uma educação de qualidade e que nossos alunos são gratos.

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SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA
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A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que tem como objetivo mostrar aos usuários que a Biblioteca Escolar além de ser um ambiente de busca de informações nos mais variados suportes do livro à publicação eletrônica, é também integrada a outras atividades culturais e educacionais. Com isso, a equipe da Biblioteca da Escola Sesi Djalma Pessoa, planeja para a semana de 21 a 25 de outubro, atividades culturais e pedagógicas ligadas as tecnologias, ao teatro, a literatura, as artes plásticas, ao artesanato, a música, a dança, etc., demonstrando a pluralidade cultural que deve ter toda biblioteca, expondo desta forma que o seu papel não deve se restringir apenas ao acesso ao seu acervo bibliográfico.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2019, do SESI/SENAI, teve sua abertura com “chave de ouro” ao abrir espaço para o debate sobre a Educação 4.0.

No intuito de iniciar a reflexão sobre o perfil de bibliotecas contemporâneas, abordou-se o perfil da biblioteca atual, ressaltando a sua conectividade com a sala de aula e com as novas culturas juvenis. Destacou-se o contexto econômico, social e tecnológico que impõe mudanças significativas no modo de atuação das escolas, dos professores, dos estudantes e em especial das bibliotecas, por essa razão, é necessário ampliar os papéis e as responsabilidades, inovando constantemente e promovendo mudanças incrementais.

 As bibliotecas vêm se tornando espaços de conhecimento, cujo reconhecimento social tem aumentado significativamente. Por outro lado, as bibliotecas enfrentam vários desafios neste novo milênio, uma vez que as transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas têm impactado diretamente as estratégias de ação, a mediação da informação, os objetivos dos serviços prestados e as finalidades dos produtos elaborados aos diferentes públicos. Em relação aos desafios contemporâneos, pode-se citar as novas formas de ensino e aprendizagem, que são: salas de aula virtuais, ensino híbrido, sala de aula invertida, realidade virtual aumentada, materiais didáticos e científicos em repositórios institucionais; a interação com as tecnologias de informação e comunicação (TICs) móveis, por exemplo, o tablet, o smartphone; as novas formas de mediação relacionadas às necessidades/demandas da sociedade em rede; o desenvolvimento da competência em informação no público usuário, para que saibam manejar a informação no ambiente eletrônico e digital; o acesso aberto e gratuito à informação; entre outros.

 Esses são desafios que exigem uma nova maneira de atuar, um novo papel a cumprir junto ao público usuário. O nosso bibliotecário, Amilton Nunes, coordenou o evento desta Semana, nesta perspectiva da Educação 4.0: O que te conecta? Iremos desfrutar de várias atividades, no período de 21 a 25 de outubro, envolvendo estudantes, professores, familiares e público externo. Sendo assim, a biblioteca da Escola SESI Djalma Pessoa vem redimensionado sua atuação e ressignificando sua importância para a comunidade escolar.

Somos gratos e honrados pela convivência com profissionais que fazem desta escola um espaço dinâmico de aprendizagem.

Por Dulcinea Alves.

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Núcleo Socioemocional da Escola Sesi Djalma Pessoa
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O Núcleo Socioemocional da Escola SESI Djalma Pessoa, através da metodologia de Altos Papos, promoveu no dia 18/09/2019, às 10h, um encontro entre estudantes e a psicóloga Ludmila Fônseca, Especialista em saúde mental e Mestra em Educação e Contemporaneidade.

Foi realizado um diálogo sobre emoções como parte das ações do Núcleo Socioemocional e Projeto Pipocando Artes em Todas as Partes.

 

 

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O Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e EAD: quais os efeitos dessa implementação nas escolas e o que podemos aprender?
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O Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e EAD: quais os efeitos

dessa implementação nas escolas e o que podemos aprender?

 

Quais competências serão fundamentais para formar cidadãos prontos para encarar os desafios do mundo do trabalho, mas sem perder de vista o contexto do projeto de vida humanizado? Como preparar os jovens para trabalhar em profissões que possam ainda nem existir? Como as escolhas dos itinerários formativos são capazes de influenciar positivamente as escolhas dos estudantes para o mundo do trabalho?

Essas premissas, nos direcionam para analisar os efeitos do Novo Ensino Médio, Itinerários Formativos e EAD sobre as práticas curriculares dos professores, analisar como a gestão e o foco na experiência do estudante são aplicáveis à nova demanda de educação, independente da proposta pedagógica da escola

Envolver os pais e aproximá-los do cotidiano escolar também é outra estratégia com efeito valioso para desenvolver a cultura que impactará nas expectativas especialmente para a permanência no mercado – já que, para muitos pais, o relacionamento próximo e o cuidado pessoal com seus filhos podem pesar até mais do que a proposta pedagógica, no momento de avaliar a escola.

Dito isto, a minha trilha profissional tem como foco a experiência. A leitura dos dados de realidade das instituições escolares onde tenho atuado e a nova agenda de educação que valoriza as metodologias ativas, a fuga dos padrões tradicionais e a oferta de práticas pedagógicas disruptivas para gerar a qualidade necessária sobre o projeto de vida dos estudantes. Todos esses aspectos, têm impacto direto na concepção dos professores e na forma de atuação dos gestores.

Considerando esses dados como desafios reais e compreender que é preciso adotar currículos de cultura de inovação, cujo modelo disruptivo sugere que esse é o caminho para a escola atual, também abriga desafios. Um dos principais deles está em conseguir encontrar profissionais da área que tenham intrínsecas competências para o trabalho de colaboração, criativo e que se encaixem no perfil de construtores e facilitadores das aprendizagens.

 

A Rede SESI, por exemplo, vem investindo amplamente em programas de parcerias especializadas em educação (Microsoft, programa Conecta, GEEKIE, entre outros) e na formação profissional para conseguir montar seu time alinhado com as metas estratégicas da nova agenda educacional. Ainda assim, os profissionais passam por treinamentos complementares, muitos deles focados em ampliar o ‘mindset’, com objetivo de que eles se sintam seguros em experimentar o novo.  

Neste sentido, o aspecto da gestão é extremamente responsável em apoiar  as iniciativas de planejamento para que a escola se empenhe em análises apuradas dos seus processos, no investimento constante na formação continuada dos profissionais que nela atuam, na profissionalização das relações com os colaboradores, no uso de métricas e indicadores de resultados, no sério controle financeiro, em sistemas de gestão e no desenvolvimento de lideranças capazes de atrair e manter talentos.

Na Rede SESI, por exemplo, todos professores devem atender a metas previstas nos seus planos de ação (PA), que são monitoradas de perto pela gestão. Para isso, temos como centralidade a capacitação contínua dos professores que exige que os docentes dediquem carga horárias do seu tempo (varia de 2 a 6 horas semanais fixas para os encontros por série ou área de conhecimento, mais uma carga horária destinada ao acompanhamento dos projetos, chamada de PL), para investir, exclusivamente, em formação e planejamento.

O Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e EAD para o SESI encontra-se no momento apenas de ajuste considerando que já há uma experiência do Ensino Médio articulado com o Ensino Profissionalizante. Os ajustes, é claro, passam pelo refinamento para atender ao novo perfil de aluno, de sociedade, de mercado de trabalho para o qual eles deverão ser formados: um mundo em constante transformação, com mudanças velozes impulsionadas pela tecnologia, que torna inovações obsoletas em pouco tempo e onde a maior parte das profissões para as quais estes jovens deverão ser formados ainda nem foram criadas.

Assim, de maneira geral a implementação do Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e EAD nas escolas parece ter afetado diretamente o comportamento dos professores e dos gestores escolares.

 

No entanto, ainda não há insumo suficiente para dimensionar os resultados do Novo Enisno Médio como instrumento de mobilização de pais e estudantes, como se prevê teoricamente, considerando que o prazo muito curto para estimação dos efeitos da sua implementação principalmente quando se procura avaliar efeitos sobre investimentos em formação de professores, infraestrutura,  novos ambientes de aprendizagem e novos tempos escolares para atender as às demandas das matrizes curriculares das unidades escolares especialmente no que tange aos itinerários formativos e EAD.

 

Portanto, pode-se inferir que o Novo Ensino Médio enquanto Parâmetros Curriculares Nacionais, possui uma trajetória histórica a partir de alguns documentos normativos, fundados, todos, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e que agora configura-se em nova visão de educação para a cidadania global, multicultural e intercultural e conectada com a sociedade e com o mundo do trabalho.

 

A Rede SESI, neste momento, escreve uma trajetória singular. Promete oferecer uma experiência inovadora e global do ensino médio e profissionalizante.

A implantação dos itinerários formativos com foco no STEAM, iniciação cientifica e tecnológica, aprofundamento das proficiências do inglês, ampliação das linhas de pesquisa nas áreas de conhecimento, ampliação do portfólio de participação em feiras de Ciência e Tecnologia no âmbito nacional e internacional, além da adaptação nos novos espaços de aprendizagem para apoiar a nova proposta pedagógica.

Um dos diferenciais na proposta da SESI é permitir que os estudantes de cada uma das suas unidades se conectem a outros da sua rede nacional de escolas. Embora somente os regionais estejam mais engajados, mas a instituição planeja ampliar esses intercâmbios.

Com a abertura de novas parcerias, essa integração será ainda mais abrangente já que as salas de aula de cada unidade, poderão conectar-se umas às outras. Os estudantes poderão desenvolver projetos em conjunto com alunos baseados em outras unidades e cidades, por exemplo, criando plataformas colaborativas regionais.

O DNA da Rede SESI é mudar sem perder a sua identidade: desenvolver competências para o mundo do trabalho, mas também, desenvolver uma visão disruptiva que estimule o desenvolvimento, a modernização e a reinvenção, sem se perder a essência, esse é o nosso grande desafio a ser vencido.

Dulcinea Alves

Gerente Unidade SESI Djalma Pessoa

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Fique ligado!
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Escola SESI Djalma Pessoa realiza o III MUNdo Escola SESI: aqui você constrói
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Evento reuniu estudantes da unidade SESI Djalma Pessoa, estudantes do Colégio Integral, Montessoriano e Colégio Militar, além de estudantes da UFBA, UCSAL e UNIJORGE, em discussões sobre temas de interesse global

 

Entre os dias 07 a 09 de agosto, a Escola SESI Djalma Pessoa, promove pelo terceiro ano consecutivo a MUNdo Escola SESI:  aqui você constrói, resultado do trabalho realizado pelos nossos estudantes do CRI  - Clube de Relações Internacionais. O MUN é uma Simulação Interna das Nações Unidas onde Estudantes do Ensino Médio e estudantes de outras instituições de ensino estão reunidos para debater assuntos de relevância mundial.

Na cerimônia de abertura, a gerente da Unidade, Dulcineia Alves, declarou que o CRI, responde a um aspecto fundamental da cidadania global, o debate de ideias com vistas a encontrar não somente a solução possível, mas a melhor solução para os problemas que afligem a humanidade.

A cerimônia de abertura do evento contou com a participação especial do coordenador de Juventudes em processos Educacionais do Estado da Bahia, professor Jocivaldo Bispo Conceição dos Anjos, que destacou a importância da parceria do SESI com a Secretaria de Educação frente à Pedagogia de oitiva da Juventude.

Nesse final de semana, os estudantes tornar-se-ão delegados ou membros da imprensa ao simular debates temas de relevância internacional, em formato de simulação. O evento possui como objetivos desenvolver a oratória e o senso de responsabilidade, além de proporcionar excelente aprendizado acadêmico e interpessoal. A formação de cidadãos globais a partir dessa experiência torna-se clara e um dos motivos de orgulho dos organizadores.

 

Os modelos de simulação são incentivados pela ONU como recurso pedagógico para o estímulo do protagonismo juvenil, nos quais os jovens discutem temas contemporâneos como diplomatas dos diversos países membros das Nações Unidas, devendo pesquisar e assumir a sua política externa. A participação dos alunos nesse projeto faz parte de uma série de atividades desenvolvidas na escola de forma interdisciplinar e contou com a coordenação da professora Kátia Wojtysiak de Almeida, sistematizando as atividades de Formação de Lideranças com o intuito de ampliar os horizontes do seu corpo discente.

No caso, isso será realizado por meio de uma imersão durante um final de semana em que os participantes utilizam a sua capacidade de negociação, a sua retórica, a capacidade de elaboração de documentos e o respeito por opiniões e posicionamentos antagônicos aos seus. Os alunos são os responsáveis pela organização do evento, desde a elaboração do cronograma do evento com o planejamento minucioso das atividades, a obtenção do apoio institucional, dos patrocinadores e apoiadores, a escolha dos temas, a elaboração dos roteiros de estudos e a condução das discussões durante o evento.

 

Como delegados dos países-membros do CRI, os jovens discutiram e analisaram diferentes questões comerciais, políticas, militares e humanitárias. O evento, totalmente organizado pelos alunos, teve quatro comitês funcionando simultaneamente, além do Comitê de Imprensa, responsável por registrar em fotos, vídeos e charges todos os trabalhos em andamento: 

  • Conselho dos Direitos Humanos: Sistema Carcerários no Mundo: sua violação aos Direitos Humanos.
  •  O declínio do desarmamento internacional: Controle e limites para o armamento nuclear no mundo.
  • Conselho de Segurança das Nações Unidas: A tomada por poder: o terrorismo como nova arma ideológica do Século XXI.
  • Comissão (Histórica) Interamericana de Direitos Humanos: Estado e Violência: um juízo sobre o Carandiru (1994).

 “Os temas discutidos pelos comitês permitem aos alunos a discussão de temas mundiais com maior profundidade especialmente nesse momento singular que vivenciamos”, explica o professor Leandro Passos.

Com o CRI a escola SESI Djalma Pessoa fortalece seu propósito de formar cidadãos globais, capazes de conhecer diferentes realidades e avaliá-las criticamente.

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Jogos Interclasses 2019
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Prezada Família e Estudantes,

No dia 02 de agosto iniciaremos os nossos Jogos Interclasses 2019 com o IX Torneio de Futsal Djalma Pessoa. O comunicado oficial será enviado por e-mail para todos os familiares e estudantes, neste vocês terão mais informações sobre o acesso. Segue abaixo programação. 

 

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Olimpíada Brasileira de Robótica 2019
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A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2019 está chegando!

Este ano a Escola SESI Djalma Pessoa está muito bem representada pelos nossos 16 estudantes distribuídos em quatro equipes, Hydra, Dynasty, Sputnik e Maori.

Venha ver como a robótica transforma nossos estudantes e torcer pelo sucesso deles!

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Dia da Família na Escola
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#TBT - Oficina de Entomologia em Ambiente de Horta
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Foi realizada no dia 12/07 a oficina "Entomologia em Ambiente de Horta" com os alunos da Iniciação Cientifica Ambiente Vivo. Esta oficina teve como principal objetivo apresentar aos estudantes da iniciação cientifica as técnicas de coleta e preparação de insetos para a coleção didática e biológica do Laboratório de Biologia da Escola SESI Djalma Pessoa (caixa entomológica), além de observação da entomofauna que frequenta regulamente a horta. 

A oficina teve a supervisão do professor de biologia Maurício Bandeira e da estagiária de projetos Mariana Falcão, aluna do curso de Ciências Biológicas da UFBA e técnica em Meio Ambiente SENAI, e foi ministrada pelo nosso ex-aluno Thiago da Mata, atualmente aluno do curso Ciências Biológicas da UFBA e bolsista do Laboratório de Bionomia, Biogeografia e Sistemática de Insetos da UFBA.

                           

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Relações em foco!
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Auxiliares de disciplina e assistentes de Biblioteca, Secretaria/Recepção, tiveram uma vivência bastante especial no dia 03/07 ao retornarem do período de recesso. Foi um momento de reflexão sobre a importância do papel de cada um na escola, sobre empatia e momento de traçar estratégias pessoais e profissionais para este segundo semestre.

É sempre bom pararmos para rever e realinhar ações com foco no alcance dos nossos propósitos. para que nossos propósitos sejam alcançados.  Todos saem ganhando, nossos profissionais e nossos clientes!

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Jornada Pedagógica 2019.2
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No dia 03/07 ( quarta-feira) a Escola SESI Djalma Pessoa realizou a sua Jornada Pedagógica 2019.2 Essa atividade movimentou todos os professores e equipe técnica pedagógica da Unidade Escolar, onde foram trabalhados diversos temas como: Tecnologias da Microsoft  na sala de aula , Metodologias Ativas, Big Braim Educacion e suas contribuições para sala de aula do século XXI.

Dentre os temas abordados, destacamos a enriquecedora participação dos nossos docentes: Loraine Dias, Marcos Estevão, Misael dos Santos e Cíntia Oliveira que socializaram suas prática pedagógicas  contextualizando-as e  demostrando como conseguem aliar a teoria de seus componentes curriculares com a dinâmica da sala e o uso das novas ferramentas educacionais.

Iniciamos o segundo semestre com a certeza que estamos trilhando um importante  caminho  na formação de nossos jovens  como cidadãos e protagonistas de suas próprias histórias.

 

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Arraiá do Seu Djalma
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Vem São João! O Arraiá do Seu Djalma 2ª edição está chegando! Prepare sua roupa quadriculada, bota e chapéu para arrastar o pé com Dan Valente no dia 18/06 (terça-feira) a tarde toda!

Vamos resgatar e valorizar a festa tradicional de São João enquanto proporcionamos uma oportunidade de entretenimento, socialização e melhoria do clima estudantil. Além disso, oportunizamos aos estudantes da 3ª série a comercialização de produtos tipicamente juninos para fim de arrecadar valores para sua formatura.

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Destaque para os estudantes que integram o Clube das Relações Internacionais (CRI)
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Os estudantes que integram o Clube das Relações Internacionais (CRI) da Escola SESI Djalma Pessoa participaram do MUNdoSSoriano 2019 e se destacaram  com o ganho de várias menções honrosas.

Este evento,  consiste em uma simulação dos debates realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na simulação, estudantes debatem temáticas de importância internacional por meio de Comitês atuando como delegados (Chefes de Estado).

A professora que acompanha o CRI, Katia Wojtysiak, fez o seguinte relato sobre a participação dos nossos estudantes “A equipe marcou presença, contribuindo de forma significativa com posturas, argumentos e discursos que possibilitaram novas reflexões sobre o tema Meio Ambiente: o direito à vida por inteiro.

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Festival de Street Dance
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Nos dias 20, 21 e 23 de maio, realizamos a primeira edição do Festival de Street Dance de nossa escola. Parte do projeto Intervalo Cultural, o objetivo desse evento é proporcionar integração entre a comunidade escolar, bem como incentivar os alunos a desenvolverem suas aptidões artísticas, por meio de uma competição saudável.


   

O evento contou com a participação de 10 alunos na categoria solo e com 6 equipes na categoria grupo, que apresentaram o estilo Dança de Rua e suas variantes com empenho.

    

Os vencedores levaram vale-compras de uma livraria local.

O projeto movimentou a intervalo e resultou no engajamento de nossos alunos. Pela torcida e comemoração que fizeram parte da primeira edição do festival, pode se preparar, que a próxima edição promete!

    

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JORNADA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICO-ADMINSTRATIVA 2019
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A Jornada de Formação Pedagógico-Administrativa do primeiro semestre de 2019 da Escola SESI Djalma Pessoa envolveu todos os profissionais da Unidade.

A temática abordou Currículo e Cultura de Inovação com foco nas práticas exitosas da Escola como uma ponte de implementação do Novo Ensino Médio.

Os temas propostos decorrem da agenda estratégica do SESI Bahia para redesenhar os Projetos de: Formação Docente 4.0; Implementação do Novo Ensino e da cultura do currículo Intercultural/Multilingual favorecendo a fluência em uma segunda língua; Implementação das  metodologias ativas com uso das ferramentas da abordagem Steam (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para propiciar caminhos mais atrativos para o Novo Ensino Médio); Implementação das plataformas digitais para otimizar as aprendizagens dos estudantes.

   

 

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Estudantes da escola Djalma Pessoa conquistam premiação em evento científico
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Os estudantes Thiago Barreto e Letícia Martins, do 3º ano do ensino médio da Escola SESI Djalma Pessoa, foram premiados na Experiência Beta, organizado pela ONG Instituto Cientista Beta. Eles foram destaque em Rigor Científico na categoria Ciências da Saúde e Psicologia. O evento aconteceu na Unisinos, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
 
A conquista soma-se a outras conquistas dos estudantes obtidas ao longo deste ano que inclui publicação na revista científica de pós-graduação em medicina e saúde, o Jornal de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia/JAFF e o 1º lugar no gabinete científico do 9º Encontro de Jovens cientistas da Universidade Federal da Bahia.
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Alunos do Escola SESI Djalma Pessoa - Piatã levam cinco das sete premiações do 9º Encontro de Jovens Cientista da UFBA
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Aconteceu no último dia 22 o 9º Encontro de Jovens Cientista da UFBA, que contou com a participação e premiações conquistadas pela Escola SESI Djalma Pessoa.

Das sete premiações para Ensino médio (nas categorias Gabinete científico e apresentação oral) a Escola SESI Djalma Pessoa levou cinco!

Apresentação Oral:

3º colocado: Os Produtos Naturais e os Biopesticidas: Perspectivas e Potencialidades para Minimizar o uso de Agrotóxicos. Autores/as: Giovanna Santos Silva, Lucas Yuri Bispo Pinto, Maria Paula Cavalcanti de Faria. Orientadora: Karole Pereira Silva. Instituição: Escola SESI Djalma Pessoa, Salvador, Bahia.

2º colocado: Investigação da Lucina Pectinata como Bioadsorvente do Corante Azul de Metileno. Autores: Breno Marques de Araújo, Lílian Fonseca dos Santos Divino, Rainete Sampaio Correia. Orientador: Uilliam Carvalho Oliveira. Instituição: Escola SESI Djalma Pessoa, Salvador, Bahia.

Gabinete Científico:

Menção Honrosa: Tintura Vegetal como Alternativa para Amenizar a queda Capilar e Preservação da Autoestima em Pacientes Quimioterápicos. Autores: Jamille Limados Santos, Taís Correia dos Santos. Orientador/a: Loraine Dias da Cruz, Maurício Souza Bandeira. Instituição: Escola SESI Djalma Pessoa, Salvador, Bahia.

3º colocado: do Mar a Terra: Utilização do Sargassum C. Agardh como Biorregulador e adubo para Canteiros Urbanos. Autores: João Pedro Ferraro Reis Fernandes, Moacir Francisco Guimarães Lopes. Orientadores: Maurício Souza Bandeira, Marcelo Barroso Barreto. Instituição: Escola SESI Djalma Pessoa, Salvador, Bahia.

1º colocado: Estudo da Atividade Hipoglicemiante com base no Itoextrato produzido a partir de Bauhinia Forficatalinke Cecropia Pachystachya Trécul Autores: Letícia Santos Batista Martins, Thiago da Mata Barreto. Orientadores: Marcelo Barroso Barreto, Maurício de Souza Bandeira. Instituição: Escola SESI Djalma Pessoa, Salvador, Bahia.

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Olá! Seja bem-vindo(a) ao nosso blog.
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Olá! Seja bem-vindo(a) ao blog da Escola SESI Djalma Pessoa. Por aqui iremos realizar postagens sobre nossa escola, nossos alunos e as atividades desenvolvidas no ambiente escolar.  

Esperamos que você acompanhe a nossa rotina e compartilhe as nossas postagens. Fique de olho aqui para conferir todas as novidades da escola. :)

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