NOSSOS PROJETOS

Núcleo de Pesquisa da Escola Djalma Pessoa

O Núcleo de Pesquisa da Escola SESI Djalma Pessoa tem como objetivo a unificação das iniciativas de pesquisa já existentes na Escola Djalma Pessoa em um único local, a partir da criação de um espaço de referência em pesquisa com metodologia de gestão e desenvolvimento de projetos (PMBOK), metodologia de avaliação de projetos para educação (MAPE), estrutura científica (iniciação científica júnior) e desenvolvimento de uma dinâmica de trabalho inter e transdisciplinar (interseriação). Além disso, seu conceito de trabalho está fundamentado em um ambiente de cultura livre, onde todos possam ser colaboradores participativos e se sentirem confortáveis para trocar ideias, opiniões e compartilhar da mesma visão e objetivos.

    

 

Ética na Escola, para a Vida e o Trabalho

O projeto visa proporcionar uma forte formação em ética aos alunos do sistema SESI de ensino médio, favorecendo o desenvolvimento cidadão e consciente dos alunos e despertando neles a importância de serem profissionais éticos, empenhados em construir um Brasil justo e honesto. A implantação do projeto é uma iniciativa do Departamento Nacional do SESI, através de convênio com a UNESCO, a fim de corroborar para o processo de formação crítica e reflexiva do educando para a vida e mundo do trabalho.

 

Intervalo Cultural

Ação realizada durante os intervalos visando disseminar a cultura de forma lúdica no intuito de desenvolver a criatividade, a criticidade, bem como a interação social entre os educandos.

 

Mostra de Arte, Ciência e Tecnologia

Este projeto tem como principal objetivo propiciar à toda comunidade escolar (pais e responsáveis, professores, alunos, coordenadores pedagógicos, gestão da escolar) a oportunidade de refletir sobre diferentes temas que se apresentam como relevantes para o reconhecimento das artes, da ciência e da tecnologia, através da observação, investigação e busca de conhecimentos em diferentes fontes, a partir da promoção da integração entre os diferentes saberes, privilegiando a interdisciplinaridade e a participação efetiva de educadores e alunos.