Entre os muitos impactos do contexto de calamidade pública causada pela pandemia da Covid-19, está o fechamento das escolas desde o mês de março/20. Com essa necessidade de isolamento social e oferta de ensino remoto, alguns estudantes não conseguiram concluir o seu ano letivo em 2020.
É momento de ação coletiva em que todas as instituições da Educação Básica se unam em esforços para minimizar esses impactos. O SESI BA tem, na sua história, o pioneirismo na oferta de educação de qualidade com foco na diversidade de públicos, nos aspectos sociais e econômicos.
Com base na Resolução nº. 50 do Conselho Estadual de Educação – CEE, de 9 de novembro de 2020, o SESI elabora um projeto com estratégias que possam atender com qualidade e equidade os alunos que, em 2020, não conseguiram concluir seus estudos, mas sonham em continuar seu percurso formativo de onde pararam.
Acreditamos que uma ação bem planejada e executada com rigor de qualidade e foco em capacidades essenciais, será uma importante contribuição do SESI para a redução das desigualdades que podem aumentar neste cenário.
O que é o Projeto SESI Continuum?
Projeto pedagógico com sequências didáticas baseadas nas competências essenciais dos anos do Ensino Fundamental - EF 5º, 6º, 7º, e 8º - para os estudantes matriculados com histórico escolar incompleto, devido à interrupção do ano letivo no contexto da pandemia da Covid-19.
O projeto será um processo educativo continuum no turno oposto da série regular do ano letivo 2021, com 08 horas/aula semanais, distribuídas em 03 dias, e nas áreas de conhecimento de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
As aulas ocorrerão por meio do ensino híbrido, com estudos remotos, presenciais (quando assim for aprovado pelas autoridades), online e offline, com metodologias ativas e processo avaliativo formativo sistemático.
Quais os objetivos do Projeto SESI Continuum?
O Projeto SESI Continuum é gratuito?
O projeto, ofertado no turno oposto do turno da série regular, é gratuito. Porém, para participar, o estudante precisa estar devidamente matriculado na série regular do EF. Consulte aqui os preços e condições ou entre em contato com uma das nossas Escolas SESI.
Como participar do Projeto SESI Continuum?
1. O estudante deverá se matricular na série subsequente ao ano de escolaridade incompleto em 2020 em uma das escolas SESI da Bahia.
NOTA: O aluno de 9º ano incompleto só poderá ser matriculado no 1º ano do Ensino Médio mediante aprovação no processo seletivo do SESI. 2. Os responsáveis precisarão assinar um Termo de Adesão e Responsabilidades ao projeto SESI Continuum, atendendo aos requisitos definidos para o alcance dos objetivos da formação.
3. O projeto será desenvolvido no turno oposto à série regular, durante 3 dias por semana.
Qual o público-alvo do Projeto SESI Continuum?
Estudantes do Ensino Fundamental com histórico escolar incompleto no ano letivo 2020.
Quais as escolas e quantas vagas têm para o Projeto SESI Continuum?
Escolas SESI que ofertam o Ensino Fundamental, conforme quadro abaixo:
Informamos, acima, o número total de vagas por escola e seriado, que sofrerá alteração mediante efetivação das matrículas.