Para apoiar a atuação socialmente responsável da indústria, o SESI desenvolveu um programa de saúde bucal, com foco na população do entorno da empresa, em especial comunidades e alunos das escolas locais. A metodologia inclui ações que objetivam a redução da prevalência de problemas bucais e inclui atividades coletivas nas escolas ou comunidades e atividades individuais preventivas e clínico-restauradoras.
A proposta é realizar um levantamento epidemiológico da população a ser trabalhada, traçando o seu perfil epidemiológico e acompanhando os indicadores ao longo do programa. A ideia é também tornar pais e professores agentes multiplicadores de saúde bucal, estimular a escovação supervisionada diária nas escolas e promover ações preventivas, educativas aos alunos, principalmente, em sala de aula e no ambiente escolar.
O programa pode estar acompanhado de ações curativas realizadas com a instalação de um consultório fixo ou por meio das unidades móveis odontológicas. As ações educativas são realizadas individualmente, no consultório ou coletivamente, nos locais onde o consultório foi instalado, geralmente em escolas ou nos postos de saúde da comunidade adotada pela empresa. Diversas estratégias são utilizadas, tais como: oficinas, palestras, exposições dialogadas, mesas demonstrativas e escovação supervisionada.