Sistema FIEB | SESI

Teatro SESI

Quem é você?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual seu interesse?

Seta Quer Ajuda Seta Quer Ajuda

Qual sua necessidade?

Teatro Sesi

Notícias

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Premiados educadores no Seminário Boas Práticas do SESI

Noticia

O Seminário de Boas Práticas da Rede SESI Bahia de Educação chegou à quarta edição. Foram premiados os seis projetos que foram destaque em 2016. Ao todo, foram apresentadas 47 práticas educacionais sobre tema: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A premiação ocorreu nesta sexta-feira, 14 de outubro, em encontro aberto pelo superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, e pela gerente de Educação Cléssia Lobo.


O coordenador do Conselho de Responsabilidade Social da FIEB (Cores/FIEB), Marconi Andraos, e o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Frederico Lacerda, foram os palestrantes convidados. Eles  falaram, respectivamente, sobre o papel do Cores e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

O superintendente do SESI, Armando Neto, destacou os diferenciais da Rede SESI e disse que ela é um exemplo de como deve ser tratada a educação no país. “Este seminário é uma oportunidade de reconhecer o trabalho do SESI Educação que é reconhecidamente diferenciado nas três áreas de atuação, incluindo educação regular, de jovens e adultos e continuada”, disse. Ele destacou ainda que o SESI Bahia tem sido referência nacional entre os Departamentos Regionais do SESI e por esta razão, a Bahia foi rescolhida para ser um dos três DR a fazer o piloto do EJA profissionalizante.

Cléssia Lobo destacou a importância da realização do Seminário de Boas Práticas que é uma oportunidade de reconhecer o trabalho das equipes de educação da Rede SESI e também de disseminar estas boas iniciativas. “É uma troca salutar e um dos objetivos do Seminário promover esta disseminação e também reconhecer e valorizar o trabalho do docente”, lembrou Cléssia, ressaltando a oportunidade de antecipar as homenagens à equipe do SESI pela passagem do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro.


Durante a solenidade, o gerente do SESI Retiro, Gersivaldo Bomfim, que está deixando a Rede SESI, foi homenageado.

TRABALHOS SELECIONADOS


Os trabalhos vencedores do prêmio de Boas Práticas do SESI foram selecionados a partir de um rigoroso processo de julgamento , do tipo blind peer review (julgamento cego por pares), no qual os avaliadores desconhecem a identidade do autor.


A comissão técnica foi composta por doutores, mestres, mestrandos e especialistas das seguintes instituições de ensino: IFBA, UEFS, UESC, UNEB, UNIRB, IFBAIANO, FTC, Pearson Education, Rede Estadual de Ensino, Prefeitura Municipal de Salvador e Instituto Aplicado de Educação Superior.


Cada trabalho foi avaliado por dois revisores, membros da Comissão Técnica do Seminário. O resultado final da avaliação, que corresponde à média das avaliações dos revisores, foi indicador decisório para a classificação dos trabalhos premiados.


Foram contemplados seis projetos, três de educação regular, dois de educação de jovens e adultos e um de educação continuada. Durante o Seminário de Boas Práticas, os professores e coordenadores pedagógicos responsáveis pelos projetos tiveram a oportunidade de apresentar aos demais integrantes da rede SESI os detalhes da metodologia aplicada e seus resultados.

Para Nara Carvalho, que venceu na categoria Educação de Jovens e Adultos com o projeto “Energia Limpa: um pacto entre o Homem e o Meio Ambiente”, que foi aplicado em uma turma de trabalhadores da Chesf, na região norte do estado, o principal ganho foi o trabalho realizado de forma interdisciplinar que permitiu ao aluno maior autonomia e uma tomada de consciência sobre a preservação. Nara, ao lado de Robervânia Fernandes desenvolveram o trabalho no âmbito da disciplina de Ciências.

Já a psicopedagoga Luzia Tainã Guimarães realizou um trabalho de prevenção ao bullying no ambiente escolar e relatou o comprometimento de toda a equipe do SESI Itapagipe e o envolvimento dos pais. “Conseguimos mostrar para as famílias a importância do seu papel na prevenção do bullying e reforçar com os alunos que a escola é um espaço de diversidade e respeito ás diferenças”. As práticas premiadas ganharam o direito a uma visita ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.


CONFIRA OS VENCEDORES DO IV SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DA REDE SESI BAHIA:


Educação Regular:
1º lugar -  BioHorta -  Lislei Silva de Brito e Romilda Copque de Oliveira (SESI Itapagipe)
2º lugar - Bullying: a evidência da desigualdade entre os iguais - Luzia Tainã Calheira Guimarães (SESI Itapagipe)
3º lugar - I Ciclo de Palestras e Oficinas - Ciências e Qualidade de Vida - Thamara Araújo Almeida e Juliana Inês Segatto (SESI Luís Eduardo Magalhães)


Educação de Jovens e Adultos:
1º lugar Energia limpa: um pacto entre o Homem e o Meio Ambiente - Nara Tamires de Carvalho e Robervânia Cardoso Fernandes (SESI Norte)
2º lugar - Comunicação em rede: somando vozes para a promoção - Ana Cálita Santana de Almeida e Fernanda Fabiana Silva (SESI Feira de Santana)

Educação Continuada:
1º lugar - Programa de Educação para Jovens - Márcia Maria Castro do Lago e Paulo César Rocha Magalhães (Unidade EJA RMS)

Imprimir Voltar